casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alergias
O que é um ataque de espirros?
Um ataque de espirros, também comumente chamado de ataque de espirros ou crise de espirros, refere-se a uma série de espirros involuntários e consecutivos que ocorrem um após o outro em rápida sucessão. Espirrar em si é um reflexo natural desencadeado pela irritação ou estimulação das vias nasais, mas um ataque de espirros envolve espirros múltiplos que acontecem repetidamente e em rápida sucessão.
Os ataques de espirros podem ser causados por vários fatores, como:
- Exposição a alérgenos, como pólen, ácaros ou pêlos de animais.
- Infecções ou doenças que afetam o trato respiratório, como resfriado comum, gripe ou alergias.
- Certos gatilhos ambientais, como luz solar intensa, ar frio, mudanças repentinas de temperatura ou exposição a odores fortes ou irritantes.
- Pólipos nasais ou outras anomalias estruturais do nariz.
- Exposição a certos medicamentos ou substâncias que podem irritar as vias nasais.
Durante um ataque de espirros, o corpo expele com força o ar e as secreções do nariz e da boca para remover o irritante ou gatilho das passagens nasais. Envolve a contração do diafragma, dos músculos do peito e dos músculos abdominais, o que resulta em uma forte explosão de ar. Os ataques de espirros podem causar desconforto, olhos lacrimejantes, secreção nasal e interrupção temporária das atividades normais.
Na maioria dos casos, os ataques de espirros são inofensivos e diminuem por conta própria. No entanto, se persistirem por um período prolongado ou forem acompanhados de outros sintomas preocupantes, como febre alta, falta de ar ou desconforto intenso, é aconselhável consultar um profissional de saúde para avaliação e tratamento adequados.