casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alergias
O que é febre e por que uma alergia ao feno é considerada menos grave do que picada de abelha ou alergia alimentar?
A febre do feno, também conhecida como rinite alérgica, é um tipo de reação alérgica que ocorre quando o sistema imunológico do corpo reage exageradamente a certos alérgenos, como pólen de árvores, gramíneas e ervas daninhas. Quando esses alérgenos entram em contato com o nariz ou a garganta, desencadeiam uma resposta alérgica, causando inflamação e uma série de sintomas como espirros, coriza, coceira nos olhos, congestão e olhos lacrimejantes.
A febre do feno é geralmente considerada menos grave do que uma picada de abelha ou alergia alimentar porque normalmente não causa sintomas potencialmente fatais. Embora a febre do feno possa causar desconforto significativo e afetar a qualidade de vida de uma pessoa, geralmente é controlável com medicamentos vendidos sem receita ou prescritos, como anti-histamínicos, descongestionantes ou sprays nasais. Na maioria dos casos, a febre do feno pode ser controlada com medicação adequada e medidas para evitar alérgenos, como ficar em casa em dias com alto teor de pólen ou usar purificadores de ar.
Por outro lado, picadas de abelha e alergias alimentares podem ter consequências mais graves. As picadas de abelha podem causar anafilaxia, uma reação alérgica potencialmente fatal que requer atenção médica imediata. As alergias alimentares também podem ser fatais se uma pessoa ingere um alimento ao qual é alérgica e sofre anafilaxia. Essas reações podem ocorrer muito rapidamente e causar dificuldade para respirar, inchaço e até choque.
Portanto, a febre do feno é geralmente considerada menos grave do que picadas de abelha ou alergias alimentares, pois normalmente não causa sintomas potencialmente fatais e geralmente é controlável com medicamentos e estratégias para evitar alérgenos.