casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alergias
Qual é a cura para a alergia?
Atualmente, não há cura para a maioria das alergias. Embora algumas alergias possam diminuir ou desaparecer ao longo do tempo com a exposição repetida, a abordagem principal para o tratamento das alergias envolve controlar e reduzir os sintomas, evitar alérgenos e usar medicamentos prescritos. As estratégias de gestão podem incluir:
1.
Evitação de alérgenos :A cura mais eficaz para as alergias é evitar o contato com os alérgenos que desencadeiam os sintomas. Isso pode incluir medidas como manter a casa livre de ácaros, evitar certos alimentos ou usar filtros de ar e máscaras para reduzir a exposição a alérgenos.
2.
Medicamentos :Dependendo do tipo de alergia, vários medicamentos podem proporcionar alívio. Estes incluem anti-histamínicos como difenidramina (Benadryl®), loratadina (Claritin®) ou cetirizina (Zyrtec®), que ajudam a bloquear os efeitos da histamina liberada durante uma reação alérgica. Sprays nasais, como corticosteróides (por exemplo, fluticasona) ou anti-histamínicos (por exemplo, azelastina), podem ser prescritos para rinite alérgica (febre do feno). Para casos graves, os médicos podem recomendar injeções contra alergia (imunoterapia) para dessensibilizar gradualmente o corpo ao alérgeno ao longo de um período de tempo.
3.
Injeções para alergia (imunoterapia) :A imunoterapia, comumente conhecida como injeções contra alergia, visa alterar a resposta imunológica do corpo aos alérgenos. Envolve injeções regulares de doses gradualmente crescentes do alérgeno. Com o tempo, isso pode reduzir a gravidade dos sintomas ou potencialmente levar à remissão.
É importante consultar um alergista ou profissional de saúde para determinar o plano de manejo mais adequado para suas alergias específicas, pois o tratamento varia de acordo com o tipo de alergia e sua gravidade.