casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Alergias

Como a histamina está relacionada às alergias?

A histamina desempenha um papel central no desenvolvimento de reações alérgicas, particularmente aquelas associadas à hipersensibilidade do tipo I, vulgarmente conhecidas como alergias. Veja como a histamina está relacionada às alergias:

1. Exposição a alérgenos: Quando um alérgeno (por exemplo, pólen, ácaros, pêlos de animais) entra no corpo de um indivíduo alérgico pela primeira vez, o sistema imunológico o reconhece como estranho e produz anticorpos específicos para esse alérgeno. Esses anticorpos são conhecidos como anticorpos imunoglobulina E (IgE).


2. Sensibilização: Os anticorpos IgE ligam-se a receptores específicos nos mastócitos e basófilos, que são células do sistema imunológico encontradas nos tecidos e no sangue, respectivamente. Este processo de ligação sensibiliza essas células ao alérgeno.


3. Reexposição e liberação de histamina: Após exposição subsequente ao mesmo alérgeno, ele se liga aos anticorpos IgE específicos do alérgeno ligados aos mastócitos e basófilos. Esta ligação desencadeia a desgranulação destas células, levando à libertação de vários mediadores inflamatórios, incluindo a histamina.


4. Efeitos da histamina: A histamina atua em diferentes tecidos e células-alvo do corpo, causando os sintomas típicos de uma reação alérgica. Esses efeitos incluem:

* Vasodilatação e aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, causando vermelhidão, inchaço e coceira.
*Constrição dos músculos lisos das vias aéreas, causando respiração ofegante, falta de ar e tosse em condições como asma alérgica.
* Estimulação das terminações nervosas, resultando em coceira e dor.
* Aumento da produção de muco no nariz e nas vias aéreas, causando coriza ou gotejamento pós-nasal.


5. Anti-histamínicos: Como a histamina desempenha um papel fundamental nos sintomas de alergia, os anti-histamínicos são comumente usados ​​como medicamentos para controlar as reações alérgicas. Os anti-histamínicos atuam bloqueando os efeitos da histamina nos seus receptores, reduzindo ou prevenindo assim os sintomas associados às alergias.

Compreender o papel da histamina nas alergias ajuda os profissionais médicos a diagnosticar e tratar as condições alérgicas de forma eficaz, proporcionando alívio dos sintomas alérgicos e melhorando a qualidade de vida geral dos indivíduos afetados.