casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alergias
Por que alguns alérgenos produzem coriza e outros diarréia?
Diferentes alérgenos produzem sintomas diferentes porque têm como alvo diferentes partes do sistema imunológico. Alguns alérgenos, como pólen e ácaros, são inalados e causam sintomas respiratórios, como coriza, espirros e coceira nos olhos. Esses alérgenos são normalmente reconhecidos por anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE), que se ligam aos alérgenos e desencadeiam a liberação de histamina e outros mediadores inflamatórios dos mastócitos e basófilos. Esses mediadores causam os sintomas de uma reação alérgica.
Outros alérgenos, como certos alimentos e medicamentos, são ingeridos e causam sintomas gastrointestinais, como diarreia, náusea e vômito. Esses alérgenos são normalmente reconhecidos por anticorpos chamados imunoglobulina G (IgG) ou imunoglobulina A (IgA), que se ligam aos alérgenos e desencadeiam a liberação de mediadores inflamatórios das células do sistema imunológico no intestino. Esses mediadores causam os sintomas de uma reação alérgica.
Em alguns casos, um alérgeno pode causar sintomas respiratórios e gastrointestinais. Isso ocorre porque alguns alérgenos podem ser inalados e ingeridos ou podem reagir de forma cruzada com alérgenos de diferentes fontes. Por exemplo, alguém que é alérgico ao pólen também pode ser alérgico a certas frutas e vegetais, como maçãs e cenouras, porque estes alimentos contêm proteínas semelhantes às proteínas encontradas no pólen.