casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alergias
Noções básicas de alergia:o que acontece durante uma reação alérgica?
Uma reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico reage exageradamente a uma substância estranha, conhecida como alérgeno. Isso acontece quando seu corpo confunde o alérgeno com uma ameaça e lança um mecanismo de defesa para se proteger. Aqui está uma explicação simplificada do que acontece durante uma reação alérgica:
1. Exposição:Você entra em contato com um alérgeno por inalação, ingestão, contato com a pele ou injeção.
2. Ativação:Seu sistema imunológico identifica o alérgeno como estranho e ativa certas células do sistema imunológico, como mastócitos e basófilos. Estas células contêm histamina e outros mediadores inflamatórios.
3. Liberação de histamina:Após a ativação, os mastócitos e basófilos degranulam, liberando histamina e outros mediadores nos tecidos circundantes.
4. Vasodilatação e permeabilidade:A histamina causa dilatação (alargamento) dos vasos sanguíneos, resultando em aumento do fluxo sanguíneo para a área afetada. Isso leva ao inchaço e vermelhidão. O aumento do fluxo sanguíneo também aumenta a permeabilidade dos vasos sanguíneos, permitindo o vazamento de fluido e causando inchaço dos tecidos.
5. Produção de muco:A histamina estimula a produção de muco no trato respiratório, causando coriza, espirros e congestão.
6. Contração muscular:Em certos casos, a histamina pode causar a contração dos músculos lisos, resultando em sintomas como respiração ofegante, tosse ou dor abdominal.
7. Efeitos Secundários:Em reações alérgicas graves (anafilaxia), a histamina e outros mediadores podem ter efeitos generalizados por todo o corpo. Isso pode causar queda repentina da pressão arterial (hipotensão), pulso acelerado, dificuldade em respirar, náusea e tontura. A anafilaxia pode ser fatal e requer atenção médica imediata.
8. Resolução:Se o alérgeno for removido ou neutralizado (por exemplo, através de medicação), os sintomas da reação alérgica normalmente diminuem à medida que a histamina e outros mediadores são metabolizados e eliminados do corpo.
9. Dessensibilização:Com o tempo, alguns indivíduos podem desenvolver tolerância ou sensibilidade reduzida a um alérgeno através de um processo denominado dessensibilização. Isto envolve a exposição gradual do corpo a pequenas quantidades do alérgeno ao longo do tempo, permitindo que o sistema imunológico se adapte e reduza a sua resposta.
10. Sensibilização:Por outro lado, a exposição repetida a um alérgeno também pode causar aumento da sensibilidade ao longo do tempo, levando a reações alérgicas mais graves.
11. Tratamento:As opções de tratamento para reações alérgicas variam de anti-histamínicos de venda livre e sprays nasais até autoinjetores de adrenalina (epinefrina) (EpiPens) em casos graves. Consultar um alergista ou profissional de saúde pode ajudar a determinar as estratégias adequadas de manejo e tratamento com base na alergia específica.
Lembre-se de que a intensidade e os sintomas das reações alérgicas podem variar de pessoa para pessoa e podem variar de leves a graves. Se sentir sintomas graves ou suspeitar de anafilaxia, procure atendimento médico imediato.