casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alergias
COVID ou alergias? Os principais sintomas são idênticos, dizem os médicos
Com o aumento dos casos de COVID novamente devido às variantes Omicron altamente transmissíveis BA.2 e BA.2.12.1, muitas pessoas também apresentam sintomas de alergia à medida que a primavera chega a todo vapor.
As alergias e o COVID-19 compartilham muitos dos mesmos sintomas, como dor de garganta, tosse, espirros e coriza. Isso pode dificultar a diferença entre os dois, especialmente se você não foi exposto a ninguém que tenha COVID-19.
No entanto, existem algumas diferenças importantes entre alergias e COVID-19. Por exemplo, as alergias são normalmente acompanhadas de olhos lacrimejantes e com coceira, enquanto o COVID-19 não é. Além disso, é improvável que as alergias causem febre ou falta de ar, que são sintomas comuns do COVID-19.
Se você estiver apresentando sintomas semelhantes aos de alergia, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico adequado. Isto é especialmente importante se você tiver algum problema de saúde subjacente, como asma ou doença cardíaca, que pode aumentar o risco de COVID-19 grave.
Para ajudar a diferenciar entre alergias e COVID-19, aqui estão algumas dicas:
*
Considere seus outros sintomas. Além de dor de garganta, tosse, espirros e coriza, o COVID-19 também pode causar febre, falta de ar, fadiga, dores musculares e dor de cabeça. As alergias, por outro lado, normalmente são acompanhadas apenas de coceira, olhos lacrimejantes e congestão.
*
Pense em suas atividades recentes. Se você foi exposto a alguém que tem COVID-19, corre maior risco de desenvolver a doença. Além disso, se você apresentar sintomas semelhantes aos de alergia durante a temporada de alergias, é mais provável que você tenha alergias.
*
Consulte um médico se não tiver certeza. Se você estiver apresentando sintomas que podem ser alergias ou COVID-19, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico adequado. Isto é especialmente importante se você tiver algum problema de saúde subjacente.
Não se esqueça, a melhor forma de se proteger da COVID-19 é vacinar-se e receber reforço. O uso de máscara em espaços públicos internos também é recomendado.