casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alergias
O que os pais podem fazer em relação ao uso excessivo de antibióticos?
Eduque-se sobre antibióticos. Aprenda o que são antibióticos, como funcionam e quando é apropriado usá-los. Esta informação irá ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre quando dar antibióticos ao seu filho.
Converse com seu médico sobre antibióticos. Quando seu filho estiver doente, converse com seu médico sobre a necessidade de antibióticos. Os antibióticos nem sempre são o melhor tratamento para todas as doenças. Seu médico pode ajudá-lo a decidir qual tratamento é melhor para seu filho.
Siga as instruções do seu médico sobre o uso de antibióticos. Se o seu médico prescrever antibióticos para o seu filho, siga as instruções cuidadosamente. Isto inclui administrar a medicação durante todo o tratamento, mesmo que o seu filho comece a sentir-se melhor. Interromper os antibióticos muito cedo pode levar à resistência aos antibióticos.
Evite usar antibióticos para doenças virais. Os antibióticos não são eficazes contra doenças virais, como resfriado comum e gripe. O uso de antibióticos para doenças virais pode levar à resistência aos antibióticos.
Incentive seu filho a lavar as mãos com frequência. Esta é uma das melhores maneiras de prevenir a propagação de bactérias e reduzir o risco de infecção.
Mantenha as vacinas do seu filho em dia. As vacinas podem ajudar a proteger seu filho de infecções bacterianas graves, como pneumonia e meningite.
Esteja atento aos sinais de resistência aos antibióticos. Se o seu filho estiver tomando antibióticos e desenvolver uma nova infecção, ou se a infecção não melhorar após tomar antibióticos, é possível que ele tenha resistência aos antibióticos. Converse com seu médico se estiver preocupado com a resistência aos antibióticos.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar a reduzir o risco de uso excessivo e resistência a antibióticos.