casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alergias
Posso ser alérgico ao sêmen?
Sim, é possível ser alérgico ou sensível ao sêmen. Esta condição, conhecida como hipersensibilidade ao plasma seminal (ou alergia ao fluido seminal humano), também é chamada de alergia ao sêmen. Ocorre quando o sistema imunológico reage às proteínas encontradas no sêmen. No entanto, não é o esperma que causa a reação alérgica, mas algumas das proteínas presentes no fluido seminal. Os sintomas de alergia ao sêmen podem incluir:
Coceira ou olhos vermelhos Lábios com coceira ou inchaço Espirros, tosse ou congestão Urticária ou erupção cutânea Dificuldade em respirar Em alguns casos, a alergia ao sêmen também pode causar anafilaxia, uma reação alérgica grave e potencialmente fatal. Se sentir algum destes sintomas após entrar em contato com o sêmen, é importante consultar um médico imediatamente. O tratamento para alergia ao sêmen pode incluir:
Anti-histamínicos para reduzir sintomas como coceira e inchaço Medicamentos esteróides para reduzir a inflamação Epinefrina (adrenalina) para tratar reações alérgicas graves Em alguns casos, a imunoterapia (vacinas contra alergia) pode ser recomendada como uma opção de tratamento de longo prazo. Se você está preocupado com a possibilidade de ser alérgico ao sêmen, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a obter o diagnóstico e o tratamento necessários para controlar sua alergia.