casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Alergias
O que acontece em um ataque de alergia nasal?
As alergias nasais, também conhecidas como rinite alérgica, ocorrem quando o sistema imunológico reage exageradamente a um alérgeno, como pólen, poeira ou pêlos de animais. Quando você entra em contato com um alérgeno, seu corpo produz histamina e outros produtos químicos que causam inflamação nas passagens nasais e produção de muco. Essa inflamação e produção de muco podem causar vários sintomas, incluindo:
* Espirros
* Nariz escorrendo
* Olhos lacrimejantes e com coceira
* Congestionamento
* Dificuldade em respirar
* Dores de cabeça
* Fadiga
Em alguns casos, as alergias nasais também podem desencadear ataques de asma. Se você tem alergia nasal e asma, é importante consultar um alergista para desenvolver um plano de tratamento que possa ajudá-lo a controlar ambas as condições.
Aqui está uma visão mais detalhada do que acontece durante um ataque de alergia nasal:
1.
Exposição a alérgenos. Quando você entra em contato com um alérgeno, seu sistema imunológico produz anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE). Esses anticorpos se ligam às células das passagens nasais chamadas mastócitos.
2.
Desgranulação de mastócitos. Quando os mastócitos entram em contato com um alérgeno, eles liberam uma série de substâncias químicas, incluindo histamina. A histamina faz com que as passagens nasais fiquem inflamadas e produzam muco.
3.
Inflamação e produção de muco. A inflamação e a produção de muco causadas pela histamina podem causar vários sintomas, incluindo espirros, coriza, coceira e olhos lacrimejantes, congestão, dificuldade em respirar, dores de cabeça e fadiga.
Os ataques de alergia nasal podem variar em gravidade, de leve a grave. Se você tem alergias nasais graves, é importante consultar um alergista para discutir as opções de tratamento.