fumaça de madeira produzidos por lareiras é tóxico. De acordo com a Alergia, Sensibilidade e Associação de Saúde Ambiental ( ASEHA ) , contém substâncias cancerígenas , incluindo aldeídos, dioxinas , hidrocarbonetos aromáticos policíclicos , monóxido de carbono e partículas ultrafinas .
Sintomas respiratórios alérgicos
O
ASEHA relata que as crianças norte-americanas que vivem em casas com fogões a lenha tem sintomas de alergia mais respiratórias , incluindo dores de garganta, chiado, tosse e redução da função pulmonar , do que as crianças que não têm fumaça de madeira em suas casas.
fumaça asma Agravamento
madeira pode agravar os sintomas da asma , de acordo com um artigo de 2006 no European Respiratory Journal intitulado " lançando nova luz sobre fumaça de madeira : um fator de risco para a saúde respiratória "
sintomas graves
Segundo o ASEHA , madeira inalação de fumaça também podem levar à doença obstrutiva das vias aéreas .; maior incidência de infecções bacterianas; catarata; opacificação da lente do olho; bronquiolite; inflamação do ouvido; redução de oxigênio no sangue; câncer; enxaqueca; pneumonite; fibrose dos pulmões; e da morte.
maior risco
A EPA adverte que a fumaça de madeira de lareiras pode ser especialmente prejudicial para as crianças , idosos e pessoas com doenças cardíacas, asma ou outras doenças pulmonares .