As principais toxinas encontradas dentro da planta da cicuta são cicutoxin e oenanthotoxin . Estes produtos químicos interagem com os nervos e interromper a comunicação dos neurotransmissores . A resposta do sistema nervoso central resultante ( SNC ) é convulsões e contracções musculares involuntários , conhecidos como ataxia . Estes ataques são extremamente graves , imitando os sintomas de uma crise tônico -clônicas , e pode resultar em morte se não for tratada imediatamente.
Náuseas e vômitos
A reação inicial à ingestão de cicuta é vômitos , náuseas e dor abdominal grave. Estes sintomas podem ocorrer tão cedo quanto 15 minutos após a ingestão da planta . Estes são geralmente os primeiros sintomas de um paciente experimenta; No entanto , em alguns casos , as convulsões podem ocorrer primeiro . Este veneno também pode levar a insuficiência renal se não for tratada a tempo.
Coração alterações da taxa e dificuldade para respirar
Como resultado do mecanismo neurológico esta toxina usos , os pacientes alternam entre bradicardia e taquicardia (baixo e rápido ritmo cardíaco ) . Isto em si mesmo pode resultar numa insuficiência cardiovascular perigoso em pacientes com o sistema cardiovascular comprometida . Além disso, este alternando entre altas e baixas taxas de coração conduz a aumentos marcados e reduções na pressão arterial ao longo relativamente pequenos períodos de tempo. Os pacientes muitas vezes exigem a sua via aérea para ser entubado como resultado da perda da capacidade de respirar por conta própria rasa ou completo.