Os sinais externos e os sintomas de uma alergia ao amendoim são semelhantes aos de muitas outras alergias alimentares. Eles incluem leve a urticária graves, vermelhidão da pele e /ou inchaço. Uma variedade de sinais e sintomas internos são muitas vezes mais graves . Estes vão desde uma coceira ou formigamento ou em torno da boca e da garganta e inchaço da garganta ou língua , náuseas , vômitos e diarréia . Dores de estômago , aperto no peito , uma mudança na voz , falta de ar e chiado no peito ou sensação de tontura ou desmaio também podem ocorrer.
Sinais e Sintomas em primeira reação de uma criança
a primeira reação alérgica a amendoim se desenvolve na maioria das crianças entre 14 e 24 meses de idade .
De acordo com o artigo de maio de 2003, no da Associação Médica Canadense " CMAJ /JAMC ", a primeira reação alérgica a amendoim se desenvolve na maioria das crianças entre 14 e 24 meses de idade . Para esta primeira reação , os sinais e sintomas apareceram na pele em 89 por cento das crianças e 42 por cento destas crianças também apresentaram sintomas respiratórios como chiado, tosse e congestão nasal. Apenas 26 por cento das crianças que exibem a sua primeira reação alérgica mostrou quaisquer sintomas gastrointestinais, como vômitos ou diarréia, e apenas 4 por cento exibiram reações cardiovasculares, tais como parada cardíaca.
Anafilaxia
alergia de amendoim é a causa mais comum de anafilaxia , que é uma reacção grave com risco de vida , que constitui uma emergência médica . Sinais iniciais e sintomas mais comuns incluem uma sensação de morte iminente , um gosto metálico na boca e calor generalizada ou lavar caracterizada por formigamento da pele, especialmente nas palmas das mãos, plantas dos pés, lábios e /ou área genital. Outros sinais de uma reação anafilática são pulso rápido , constrição acentuada das vias aéreas dificultando a respiração , choque e grave queda da pressão arterial , tonturas e possível perda de consciência.
Estes sintomas podem começar dentro de minutos a duas horas após exposição . As reacções podem piorar ao longo de um período de várias horas . Em alguns casos , os sintomas podem diminuir ou desaparecer , apenas para voltar dentro de algumas horas . Estes sintomas segunda fase pode ser mais grave . A. Wesley Burks , MD , em seu artigo de Maio de 2008 no " Lancet ", salienta que não só é o tratamento imediato imperativo em reações anafiláticas , mas os pacientes que tiveram essa reação deve ser mantido em observação por até quatro horas , devido à possibilidade de uma reação alérgica de fase tardia subseqüente.