casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | ADHD
Qual é o melhor medicamento não estimulante para TDAH?
O melhor medicamento não estimulante para o TDAH depende do caso individual e do que funciona melhor para ele. Alguns medicamentos não estimulantes para TDAH comumente prescritos incluem:
1.
Guanfacina (Intuniv, Tenex): Guanfacina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como agonistas alfa-2A centrais. Funciona aumentando os níveis de certos neurotransmissores no cérebro, como a norepinefrina, e pode melhorar a atenção e o comportamento.
2.
Clonidina (Kapvay): A clonidina é outro agonista alfa-2A central semelhante à guanfacina. Pode ser usado sozinho ou em combinação com estimulantes e tem demonstrado eficácia na redução da hiperatividade e impulsividade.
3.
Atomoxetina (Strattera): A atomoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de noradrenalina (SNRI) que atua aumentando os níveis de norepinefrina no cérebro. Pode melhorar a atenção e reduzir a hiperatividade e a impulsividade.
4.
Antidepressivos tricíclicos (ADTs): Alguns ADTs, como a desipramina (Norpramin) e a nortriptilina (Pamelor), têm sido usados off-label para tratar o TDAH. Eles podem ajudar a melhorar a atenção e o comportamento, aumentando os níveis de certos neurotransmissores no cérebro, como a norepinefrina e a serotonina.
5.
Bupropiona (Wellbutrin): A bupropiona, que é prescrita principalmente como antidepressivo, mostrou alguma eficácia no tratamento do TDAH. Acredita-se que atue aumentando os níveis de dopamina e norepinefrina no cérebro.
É importante observar que a escolha exata do medicamento não estimulante para TDAH deve ser feita em consulta com um profissional de saúde com experiência no tratamento de TDAH. Eles considerarão os sintomas específicos de cada paciente, o histórico médico e a resposta a tratamentos anteriores ao determinar o melhor curso de medicação.