casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | ADHD
Risperdal aumenta a agressividade no TDAH?
Existem algumas evidências que sugerem que Risperdal (risperidona) pode aumentar a agressividade em crianças e adolescentes com TDAH. Contudo, é importante notar que este efeito não é observado em todas as crianças e adolescentes e que o risco de agressão é geralmente baixo.
Num estudo, os investigadores descobriram que crianças e adolescentes com TDAH que tomavam Risperdal eram mais propensos a apresentar comportamentos agressivos do que aqueles que não tomavam a medicação. No entanto, o estudo também constatou que o risco de agressão era relativamente baixo, com apenas cerca de 5% das crianças e adolescentes experimentando um aumento na agressão.
Outro estudo descobriu que Risperdal pode aumentar o risco de agressão em crianças e adolescentes que têm histórico de agressão ou que tomam outros medicamentos que podem aumentar a agressividade, como estimulantes.
É importante notar que estes estudos são pequenos e não fornecem evidências definitivas de que Risperdal cause agressão. Mais pesquisas são necessárias para determinar o risco exato de agressão associado ao Risperdal.
Se você está preocupado com o potencial de agressão do Risperdal, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a avaliar os riscos e benefícios do medicamento e a tomar a melhor decisão para seu filho.