Ritalina é geralmente tomada por via oral, em forma de pílula . Os comprimidos são formulados para ser mastigado ou engolidos inteiros . Ambos os tipos de pílulas deve ser tomada cerca de 30 minutos antes de comer alimentos. A freqüência ea quantidade de dosagem depende da situação e do tamanho da pessoa que está sendo medicado . O medicamento é um estimulante e aumenta a actividade do sistema nervoso central . Ele também tem um efeito calmante sobre crianças hiperativas e os ajuda a se concentrar . Não é recomendado para crianças com idade inferior a 6 anos.
Comuns efeitos a curto prazo
Ritalina ajuda a relaxar o comportamento de crianças ou adultos com tendências hiperativas e ajuda crianças ou adultos se concentrar em uma tarefa de cada vez . A sensação imediata é um dos estado de alerta calmo. Além disso, pode haver alguns efeitos colaterais, como dor leve estômago, leve tontura , dor de cabeça , sudorese ou insônia.
Efeitos graves
algumas pessoas pode ter uma reação alérgica ou incomum a Ritalina . Se algum dos seguintes eventos ocorrem depois de tomar o medicamento, procure tratamento de emergência imediatamente. Estes efeitos podem incluir palpitações cardíacas , convulsões, inchaço da face , boca ou língua , urticária ou erupções cutâneas , dificuldade respiratória, dor de garganta ou o desenvolvimento de alucinações.
Curto prazo Efeitos quando abusado
Ritalin muitas vezes é vendido na rua , onde é esmagado em um pó e soprou muito parecido com cocaína. Este abuso da droga pode levar a efeitos colaterais graves, como vômitos, batimento cardíaco rápido , irregular , pressão arterial perigosamente alta , erupção cutânea em brasa e urticária coceira , febre alta, úlceras de estômago e convulsões que podem ser fatais. O abuso de Ritalina também pode induzir alucinações e episódios psicóticos .
Controvérsia
Há controvérsias quanto à possibilidade ou não a Ritalina é uma droga segura para dar às crianças. Muitas vezes prescrito para crianças a partir dos 6 , não há estudos de longo prazo sobre os efeitos da droga em um cérebro em desenvolvimento. Além disso, muitos cientistas e pais acreditam que doses regulares de estimulantes não são saudáveis para as crianças, e que uma grande percentagem de crianças a tomar a droga realmente não precisa dele; . Que estas crianças só tem mais personalidades "activos"