Ritalina é uma marca de metilfenidato , um estimulante não- anfetamina , que foi usado pela primeira vez em pacientes hiperativos de volta em 1956. Esta medicação tem um efeito estimulante , paradoxalmente calmante sobre os indivíduos com TDAH . Embora os pesquisadores ainda não tem certeza exatamente como Ritalin funciona, a maioria dos especialistas concorda que o medicamento altera o equilíbrio químico no cérebro . Pesquisadores do Brookhaven National Laboratory descobriram que doses de metilfenidato elevou os níveis de dopamina , que é um neurotransmissor envolvido na motivação , movimento, recompensa e prazer. Ele também parece estar envolvido com a atenção e foco. Cientistas da Universidade de Duke informou que a Ritalina aumenta os níveis de serotonina, outro neurotransmissor associado com o comportamento e atividade.
Dosagens
Existem duas formas diferentes de Ritalina no mercado hoje. Embora ambas as formas de conter o mesmo composto primário de metilfenidato , o veículo de libertação e a duração dos efeitos diferentes. A forma de curta duração de Ritalin fornece uma quantidade consistente de medicina, mas pacientes com TDAH deve se lembrar de tomar mais de um comprimido todos os dias. Ritalin SR é de libertação prolongada , forma mais longa de ação deste medicamento. Enquanto os pacientes podem gostar da conveniência de tomar apenas um comprimido por dia, muitos médicos sentem que Ritalin SR não é tão consistente em sua eficácia.
Possíveis efeitos colaterais
Ritalin tem inúmeros efeitos colaterais potenciais. Os efeitos colaterais mais comuns são insónia , diminuição do apetite e nervosismo . Outros possíveis efeitos colaterais incluem dores de cabeça , irritabilidade , alterações de humor , tontura, dor de estômago e inquietação. Ritalin também pode causar alterações de personalidade , tais como tornar-se apático , retiradas ou deprimido. Alguns pacientes com TDAH relatam o desenvolvimento de sintomas obsessivo-compulsivos . Ritalin também pode causar um aumento nos níveis de pressão arterial e taxa de pulso se acelerou durante as primeiras semanas de uso. Em casos raros , as crianças que tomam Ritalina desenvolver tiques vocais e explosões descontroladas . Preocupações
Segurança
Além dos potenciais efeitos colaterais listados acima , existem inúmeras preocupações de segurança associadas com o uso de Ritalina . O efeito a longo prazo de estimulantes sobre o corpo humano , particularmente no cérebro e no sistema cardiovascular de crianças , ainda não é conhecida . Ritalina pode desencadear ou piorar os sintomas de agressão, paranóia , ansiedade, alucinações e hostilidade. Pacientes com história familiar de distúrbio bipolar , depressão ou suicídio estão particularmente em risco . Há também alguma preocupação de que o uso da Ritalina em crianças pode prejudicar o crescimento da criança.
Ritalin Abuso
abuso Ritalin tem aumentado nos últimos anos, particularmente entre os adolescentes e crianças em idade universitária. No entanto, os agressores primários parecem ser os indivíduos não- TDAH que compram e usam Ritalina ilegalmente. Alguns estudantes universitários tomar Ritalina para aumentar os níveis de energia , enquanto puxa de atravessar noites ou estudando para os exames. Outros usam Ritalina para perder peso. Ainda outros , como a Ritalina para o alto dá não TDAH pessoas. Estudos sugerem que o nível de dosagem de Ritalina usado para tratar o TDAH não é suficiente para tornar-se viciante .