Clínicos dar aos pais e professores de uma escala de classificação ou lista de verificação para controlar a ocorrência , frequência e impacto de comportamentos do tipo ADHD. Os médicos , em seguida, usar os dados para ajudar a diagnosticar ou descartar o diagnóstico de TDAH. Duas escalas de classificação populares incluem a Escala de Vanderbilt e Scale do Conner . Além de um diagnóstico de TDAH , essas escalas ajudar a determinar o subtipo de TDAH: predominantemente desatento , predominantemente hiperativo /impulsivo ou combinado desatento /hiper . Os médicos também usar essas informações para ajudar a desenvolver um plano de tratamento para a criança com TDAH.
Entrevistas
Os especialistas recomendam que os médicos entrevistar os pais e professor (es) da criança com suspeita de TDAH , de acordo com o Journal of Clinical Psychology e Adolescente . Entrevistas são um bom complemento para as escalas de avaliação , porque eles fornecem ao clínico com os detalhes e nuances , muitas vezes perdidos em uma lista de verificação . O médico pode também ser útil para olhar sobre uma amostra de escolares da criança. Questões relacionadas com a abordagem da criança ou reação a tarefas escolares , tarefas domésticas e outras tarefas também podem ser relevantes .
Observações
Às vezes , os médicos terão um independente observador avaliar o comportamento de uma criança com suspeita de TDAH. O observador regista comportamentos, como tempo de trabalho , desorganização e falar fora de hora . Estas observações podem ser feitas em um ambiente artificial ( clínica) ou em ambiente natural (sala de aula , playground, casa). A informação de um observador desinteressado pode fornecer mais pistas sobre a condição da criança ou podem fornecer mais informações sobre a melhor forma de ajudar a criança .
Critérios do DSM -IV
médicos utilizar os dados coletados a partir de uma variedade de fontes, incluindo pais, professores, entrevistas e observações , para determinar se uma criança atende aos critérios para TDAH , conforme descrito no manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais , quarta edição ou DSM- IV. Além de atender os critérios do DSM-IV , a criança deve apresentar os sintomas em mais de um ambiente , ele deve, por exemplo, apresentam sintomas na escola e em casa , e não apenas na escola. Os sintomas também deve prejudicar significativamente o desempenho social ou acadêmico da criança, e devem ocorrer em um grau maior do que o observado em outras crianças da mesma idade . O que conta como comportamento TDAH em 9 anos de idade , por exemplo, pode ser perfeitamente normal para uma criança de 4 anos .