casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | ADD
Quais são os exemplos de efeitos sistêmicos?
Efeitos sistêmicos são os efeitos de uma substância ou processo em todo o corpo, e não em um órgão ou tecido específico. Alguns exemplos de efeitos sistêmicos incluem:
*
Alterações na pressão arterial: Algumas substâncias, como a cafeína e a nicotina, podem causar aumento da pressão arterial. Outros, como álcool e certos medicamentos, podem causar queda da pressão arterial.
*
Alterações na frequência cardíaca: Algumas substâncias, como cocaína e anfetaminas, podem aumentar a frequência cardíaca. Outros, como betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio, podem causar diminuição da frequência cardíaca.
*
Mudanças na temperatura corporal: Algumas substâncias, como aspirina e paracetamol, podem causar aumento da temperatura corporal. Outros, como álcool e hipotermia, podem causar queda da temperatura corporal.
*
Alterações na frequência respiratória: Algumas substâncias, como opioides e benzodiazepínicos, podem diminuir a frequência respiratória. Outros, como a cafeína e a nicotina, podem aumentar a frequência respiratória.
*
Mudanças na consciência: Algumas substâncias, como álcool e anestesia geral, podem causar inconsciência. Outros, como estimulantes e alucinógenos, podem causar alterações na consciência que não são tão graves.
*
Mudanças de humor: Algumas substâncias, como antidepressivos e estabilizadores de humor, podem melhorar o humor. Outros, como o álcool e o estresse, podem piorar o humor.
*
Mudanças no apetite: Algumas substâncias, como a maconha e os corticosteróides, podem aumentar o apetite. Outros, como pílulas dietéticas e anfetaminas, podem diminuir o apetite.
*
Mudanças nos padrões de sono: Algumas substâncias, como a cafeína e a nicotina, podem dificultar o adormecimento. Outros, como álcool e sedativos, podem ajudar as pessoas a adormecer mais facilmente.