Segundo Gina Roberts -Gray da Saúde Todos os dias, " ADD tem um impacto definitivo sobre um relacionamento romântico. " Quando um parceiro sofre de ADD, ambos os parceiros geralmente enfrentam problemas de comunicação. De acordo com Roberts -Gray , fricção e raiva são frequentemente o resultado de ADD em um relacionamento. Esquecimento , falta de foco, dificuldade de ouvir , sendo facilmente distraídos , ansiedade, obsessão e imperícia são todos sintomas de DDA adulto . Se os sintomas acima são a principal causa de argumentos em um relacionamento , é possível que um ou ambos os parceiros estão sofrendo de ADD adulto .
Pontos de vista da parceria com a ADD
O parceiro com DDA pode experimentar culpa relacionada a constantemente esquecendo as tarefas importantes , eventos, datas e tarefas e para não se concentrar em , ou ouvindo, seu parceiro. Ela pode achar difícil se concentrar quando seu parceiro está falando . Ela pode ser confuso quando seu parceiro a faz lembrar de algo que ela não se lembra de audição. Ela pode sentir que ela está constantemente a ser responsabilizado , ou ser vítima de raiva e ressentimento. Ela provavelmente não vai entender por que seu parceiro está chateado com ela. Seu dia é muitas vezes cheios de ansiedade e pensamentos obsessivos sobre tudo o que ela está estressada com . Ela pode se sentir na defensiva ao ser criticado, então culpado quando ela explode sobre a crítica . Um adulto com ADD pode sentir como a vítima constante e provavelmente será confuso com queixas do seu parceiro . Ela pode querer mudar seu comportamento, mas pode se sentir inútil , porque ela não sabe como mudar.
Pontos de vista dos parceiros sem ADD
O parceiro sem ADD pode ressentir-se ter que terminar tarefas e funções seu parceiro prometeu que iria completar . Ele pode sentir-se ferido quando seu parceiro se esquece de algo que ele disse a ele ontem . Ele pode se sentir como o seu parceiro não ouvi-lo , ou que ela só se preocupa com si mesma. De acordo com Roberts -Gray : "Se eles estão em curso , estes cenários comuns podem exasperar os parceiros dos adultos ADD /ADHD , que podem rotular seus cônjuges como preguiçoso, negligente, ou desrespeitoso. " Parceiros de adultos com ADD podem sentir que nunca são ouvidos, respeitados ou valorizados. O parceiro de um adulto com DDA pode querer se comunicar, mas pode sentir que seu parceiro nem mesmo perceber o que ela está fazendo de errado . Ele pode sentir como ele está constantemente a ser responsabilizado por ações de seu parceiro.
Que o parceiro com ADD pode fazer
Educar -se sobre seu distúrbio é uma das melhores coisas um adulto com ADD pode fazer para o seu relacionamento , de acordo com Roberts- Gray. Admitir que você está fazendo errado em um relacionamento, mas reconhecendo que é devido à desordem pode eliminar a sua culpa, mas também mostrar o seu parceiro que você percebe o que ele está passando. Diga ao seu parceiro o que seus sintomas são e discutir materiais educativos explicando o transtorno. Peça ao seu parceiro para ajudá-lo a se lembrar de eventos , ser paciente e repetir o que ele disse que se parece que você não estava escutando . Escrever notas para si mesmo. Mantenha um calendário e um planejador de perto em todos os momentos. Antes de falar com seu parceiro sobre um assunto sério , pensar por que você está se sentindo do jeito que é e planejar como apresentá-lo a ele. Se você se sentir na defensiva durante uma conversa , diga ao seu parceiro que você precisa para fazer uma pausa, em seguida, voltar a ele quando estiver mais calmo. Se você tiver problemas para expressar o seu sentimento ao seu parceiro, anotá-las como um script. Procurar atendimento médico e discutir com seu médico como você pode tratar o seu ADD. A medicação pode ser necessária.
O que o parceiro sem ADD pode fazer
Eduque-se sobre o transtorno do seu parceiro. Reconhecer que ela não está fazendo você triste, mas os sintomas de uma doença que não é culpa dela . Tire suas dúvidas sobre a doença e discutir os sintomas com seu parceiro. Come-se com idéias que podem ajudar o seu parceiro lidar com sua doença. Quando ela diz que precisa de uma pausa da conversa , dar-lhe algum tempo. Ajude seu parceiro a lembrar de coisas , repetindo informações , deixando notas e escrever as datas importantes no calendário. Repita coisas que você acha que seu parceiro não ouviu. Diga ao seu parceiro que você entender que não é culpa dela. Seja paciente e espere que o tratamento funcione.