casa | | Informação em Saúde > | câncer | O câncer de tiróide
Qual é a aparência de uma tireoidectomia?
A tireoidectomia é um procedimento cirúrgico para remover toda ou parte da glândula tireoide. O tipo de tireoidectomia realizada depende do tamanho da glândula, da extensão da doença e da preferência do cirurgião. A cirurgia normalmente é realizada sob anestesia geral e leva de 1 a 3 horas para ser concluída.
Etapa 1:Preparação pré-operatória Antes da cirurgia, o paciente fará um exame físico, exames de sangue e estudos de imagem para avaliar a saúde da glândula tireoide e descartar quaisquer outras condições médicas que possam afetar a cirurgia. O paciente também será solicitado a parar de tomar quaisquer medicamentos que possam interferir na cirurgia, como anticoagulantes.
Etapa 2:Anestesia O paciente receberá anestesia geral, que o manterá sem dor e inconsciente durante a cirurgia.
Etapa 3:incisão cirúrgica O cirurgião fará uma incisão horizontal no pescoço logo abaixo do pomo de Adão.
Etapa 4:Identificação da glândula tireóide O cirurgião separará cuidadosamente os músculos do pescoço para expor a glândula tireóide. O cirurgião também identificará e preservará as glândulas paratireoides, que são pequenas glândulas localizadas próximas à glândula tireoide e regulam os níveis de cálcio no corpo.
Etapa 5:Remoção da glândula tireoide O cirurgião removerá cuidadosamente toda ou parte da glândula tireóide. Se apenas uma parte da glândula estiver sendo removida, o cirurgião usará um instrumento especial chamado cautério para selar os vasos sanguíneos e evitar sangramentos.
Etapa 6:Fechamento da incisão O cirurgião fechará a incisão com suturas ou grampos e aplicará um curativo.
Etapa 7:cuidados pós-operatórios O paciente será levado para a sala de recuperação onde será monitorado quanto a eventuais complicações. Eles também receberão analgésicos e antibióticos para prevenir infecções. O paciente normalmente terá alta hospitalar 1-2 dias após a cirurgia.
O que esperar após uma tireoidectomia Após uma tireoidectomia, o paciente pode sentir rouquidão, inchaço e dor no pescoço. Esses sintomas geralmente desaparecem em algumas semanas. O paciente também pode precisar tomar medicamentos de reposição hormonal da tireoide para regular os níveis da tireoide.
Riscos de uma tireoidectomia Os riscos de uma tireoidectomia incluem sangramento, infecção, danos às glândulas paratireoides e rouquidão. Esses riscos são raros e geralmente podem ser evitados com técnica cirúrgica cuidadosa.