casa | | Informação em Saúde > | câncer | O câncer de tiróide
Por que os hormônios são usados para tratar o câncer de tireoide?
Os hormônios não são o tratamento de primeira linha para o câncer de tireoide. No entanto, eles podem ser usados como parte do tratamento pós-operatório para certos tipos de câncer de tireoide:
1. Terapia de reposição hormonal da tireoide: Após a tireoidectomia (remoção cirúrgica da glândula tireoide), os pacientes com câncer de tireoide podem necessitar de terapia de reposição hormonal da tireoide por toda a vida para manter a função tireoidiana normal. Isso ajuda o corpo a manter uma taxa metabólica normal, prevenir sintomas de hipotireoidismo e suprimir a produção do hormônio estimulador da tireoide (TSH). O TSH pode estimular o crescimento de quaisquer células cancerígenas da tireoide remanescentes.
2. Terapia supressiva do hormônio tireoidiano: Em certos casos em que o câncer de tireoide se espalhou para outras partes do corpo (doença metastática), pode ser usada terapia supressora de hormônio tireoidiano. Isso envolve a administração de altas doses de hormônio tireoidiano além das necessidades do corpo, que visa suprimir os níveis de TSH e inibir o crescimento de células cancerígenas da tireoide.
3. Terapia com Iodo Radioativo: O iodo radioativo (RAI), uma forma de radioterapia, também pode ser considerado um tratamento hormonal em alguns casos. A glândula tireóide, incluindo as células cancerígenas da tireoide, tem afinidade pelo iodo. A terapia com radioiodo envolve a administração de iodo radioativo, que o tecido tireoidiano absorve. A radiação posteriormente destrói as células cancerígenas da tireoide, ao mesmo tempo que minimiza os danos aos tecidos saudáveis.
O tratamento hormonal para o câncer de tireoide geralmente é combinado com outras terapias, como cirurgia ou terapia com iodo radioativo, e é monitorado de perto por um endocrinologista. No entanto, a terapia hormonal não é utilizada em todos os casos de câncer de tireoide e depende de vários fatores, como o tipo e o estágio do câncer.