em mais de 70% de todos os tipos diagnosticados de câncer de tireóide , tumores de tireóide papilar são os mais comuns . Câncer papilar também é altamente tratável e tem a melhor taxa de sobrevivência de todos os cânceres em 80 por cento para 90 por cento. Um tumor papilar vai crescer em tecido tireoidiano de outra maneira normal e pode se espalhar para os nódulos linfáticos próximos . É geralmente tratado através da remoção ou toda a tireóide ou a parte cancerosa da tireóide. Os pacientes , então, submetidos a um tratamento com iodo radioativo e, geralmente, não recebem qualquer tipo de quimioterapia ou radioterapia .
Câncer folicular Câncer
folicular de tireóide é o segundo tipo mais comum de câncer de tireóide com a ocorrência de menos de 15 por cento de todos os cancros da tiróide. Tumores foliculares são mais agressivos do que os tumores papilares , e também surgem a partir de células da tireóide normais. A taxa de sobrevivência é muito elevada , apesar de gotas em pacientes mais idosos e aqueles com grande disseminação do cancro . É comum para este tipo de câncer se espalhar em veias e artérias próximas, que é por isso que é uma forma mais agressiva de tumor câncer de tireóide. Em quase todos os casos , toda a tireóide é removida , independentemente de quão extensa é a presença do tumor .
Medulares Tumores
tumores medulares representam entre 5 por cento e 8 por cento de todos os tumores de câncer de tireóide diagnosticados. Ao contrário papilar e tumores foliculares , tumores medulares surgir a partir das células parafoliculares . Embora os tumores medulares têm uma taxa de sobrevivência mais baixa taxa de tumores papilares e foliculares , ainda é bastante elevado dependendo de como extensivamente como o câncer se espalhou . De acordo com endocrineweb , a taxa de sobrevivência é de 90 % , quando toda a doença está confinada à glândula da tiróide , de 70 por cento quando se espalhou para os nódulos linfáticos cervicais, e 20 por cento quando se espalha para locais distantes
tumores anaplásico da tiróide
câncer de tireóide anaplásico é o menos comum entre as variedades de tumores de câncer de tireóide com uma ocorrência de menos de 1 por cento. Infelizmente , este tipo de tumor de câncer também tem uma taxa muito baixa de cura, com 10 por cento dos pacientes que sobrevivem mais de três anos depois de ser diagnosticado . Estes tumores crescem rapidamente e são normalmente visíveis no pescoço, e muitas vezes aparecem rapidamente, devido ao seu rápido crescimento . Eles são raros em jovens e muitas vezes são tratados com radioterapia, quimioterapia e cirurgia .
Remoção do tumor pós- op
Quando a tireóide é completamente removido , devido à presença dos tumores de câncer de tireóide ( tireoidectomia total) ou parcialmente removidos ( tireoidectomia parcial ) a paciente terá que tomar medicação na forma de hormônios da tireóide para substituir a função da tireóide. A tiróide é parte do sistema endócrino e controla o metabolismo , e também funciona com outras hormonas naturais no corpo . A paciente vai trabalhar com ela ou o seu médico para obter a dose correta de medicação da tireóide , o que será determinado através da medição dos níveis de tireóide no sangue.