casa | | Informação em Saúde > | câncer | Garganta Câncer
Quem tem maior probabilidade de contrair infecções na garganta?
A infecção estreptocócica, também chamada de faringite estreptocócica, é uma infecção bacteriana da garganta e das amígdalas. É causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, também conhecida como estreptococo do grupo A (GAS).
Qualquer pessoa pode ter infecção de garganta, mas é mais comum em crianças em idade escolar, entre 5 e 15 anos. Também é mais comum em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com HIV/AIDS, diabetes ou câncer.
Certos fatores de risco aumentam a probabilidade de contrair infecções na garganta, incluindo:
*
Contato próximo com alguém infectado com faringite estreptocócica: A infecção na garganta é transmitida pelo contato com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada. Isso pode acontecer através da tosse, espirro ou conversa.
*
Compartilhando itens pessoais: Compartilhar itens como escovas de dente, bebidas ou alimentos com alguém que tem infecção de garganta pode aumentar o risco de infecção.
*
Má higiene: Não lavar as mãos com frequência ou de maneira adequada pode aumentar o risco de infecção por faringite estreptocócica.
Se você acha que pode estar com infecção de garganta, é importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento. O tratamento geralmente envolve antibióticos para matar as bactérias.