casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer testicular

Por que um resultado de teste de catalase falso-positivo resultará se os organismos forem testados em meio contendo sangue?

A catalase é uma enzima produzida por muitas bactérias que decompõe o peróxido de hidrogênio (H2O2) em água e oxigênio. Um teste de catalase é usado para diferenciar entre bactérias que produzem catalase (catalase positiva) e aquelas que não o fazem (catalase negativa).

A atividade da catalase pode ser detectada adicionando uma gota de peróxido de hidrogênio a uma cultura bacteriana. Se o organismo for catalase positivo, o peróxido de hidrogênio será decomposto e será produzido gás oxigênio, causando a formação de bolhas. Se o organismo for catalase negativo, nenhuma bolha será produzida.

O sangue contém peróxido de hidrogênio, portanto, se um teste de catalase for realizado em uma cultura contendo sangue, um resultado falso positivo poderá ser obtido. Isso ocorre porque o peróxido de hidrogênio no sangue será decomposto pela catalase no sangue, mesmo que as próprias bactérias não produzam catalase.

Para evitar resultados falso-positivos, os testes de catalase devem ser realizados em culturas que não contenham sangue.