casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer testicular
O que significa se a placenta ultrapassar o útero?
A placenta prévia ocorre quando a placenta cobre parcial ou completamente a abertura do colo do útero. Isso pode causar sérios problemas durante a gravidez e o parto.
Sintomas A placenta prévia pode causar uma variedade de sintomas, incluindo:
* Sangramento vaginal (geralmente indolor)
* Dor abdominal
* Pressão pélvica
* Dor nas costas
* Dor nas pernas
* Náusea
* Vômito
* Diarréia
Riscos A placenta prévia pode aumentar o risco de vários problemas graves, incluindo:
* Nascimento prematuro
* Baixo peso ao nascer
* Descolamento placentário
* Hemorragia
* Infecção
Tratamento O tratamento da placenta prévia depende da gravidade do quadro e da idade gestacional do bebê. Em alguns casos, repouso na cama e monitoramento rigoroso podem ser tudo o que é necessário. Em outros casos, pode ser necessária hospitalização e/ou cirurgia.
Cirurgia A cirurgia pode ser necessária para o parto se a placenta prévia for grave ou se o bebê for prematuro. O tipo de cirurgia realizada dependerá das circunstâncias.
Parto vaginal Em alguns casos, o parto vaginal pode ser possível se a placenta prévia for leve e o bebê não for prematuro. No entanto, esse tipo de parto tem maior probabilidade de resultar em complicações do que uma cesariana.
Cesárea Uma cesariana é a maneira mais segura de dar à luz um bebê se a placenta prévia for grave ou se o bebê for prematuro. Esta cirurgia envolve fazer uma incisão no abdômen e no útero para remover o bebê.
Prevenção Não há maneira conhecida de prevenir a placenta prévia. No entanto, certos fatores podem aumentar o risco desta condição, tais como:
* Idade materna avançada
* Gravidez múltipla
* Cirurgia uterina anterior
* Fumar
* Consumo de cocaína
* Placenta prévia em gravidez anterior
Se você tiver algum desses fatores de risco, converse com seu médico sobre o risco de placenta prévia.