casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer testicular

O que são monócitos em um exame de sangue?

Os monócitos são um tipo de glóbulo branco que faz parte do sistema imunológico do corpo. Eles são produzidos na medula óssea e circulam na corrente sanguínea. Os monócitos são maiores que outros glóbulos brancos e têm um núcleo em forma de feijão. Eles também são muito móveis e podem passar por pequenos vasos sanguíneos para alcançar áreas de infecção ou inflamação.

Os monócitos desempenham um papel importante na defesa do organismo contra infecções. Eles podem engolir e destruir partículas estranhas, como bactérias e vírus. Eles também liberam produtos químicos que ajudam a matar bactérias e promover a cura.

A faixa normal de monócitos em um exame de sangue está entre 2% e 10% da contagem total de glóbulos brancos. Uma contagem de monócitos superior ao normal pode indicar infecção, inflamação ou certos tipos de câncer. Uma contagem de monócitos inferior ao normal pode ser causada por uma variedade de condições, incluindo quimioterapia, radioterapia e certas doenças autoimunes.

A contagem de monócitos costuma ser incluída como parte de um exame de sangue de rotina. Seu médico pode solicitar um exame de sangue para verificar sua contagem de monócitos se você tiver sinais de infecção, inflamação ou certos tipos de câncer.