casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer testicular
O tesículo pode ser substituído após câncer testicular?
O câncer testicular é um tipo de câncer que começa nos testículos, os órgãos reprodutivos masculinos que produzem espermatozoides. O tratamento do câncer testicular pode envolver a remoção de um ou ambos os testículos, um procedimento conhecido como orquidectomia. Em alguns casos, pode ser possível substituir o testículo removido por uma prótese testicular.
Próteses testiculares são dispositivos artificiais projetados para substituir um testículo que foi removido. Eles normalmente são feitos de silicone e inseridos no escroto através de uma pequena incisão. As próteses testiculares podem ajudar a melhorar a aparência do escroto e também podem proporcionar alguns benefícios psicológicos, como ajudar os homens a se sentirem mais inteiros e completos.
Existem vários tipos diferentes de próteses testiculares disponíveis, e a melhor opção para cada homem dependerá de uma série de fatores, como o tamanho e a forma do testículo restante, a saúde geral do homem e suas preferências pessoais. As próteses testiculares nem sempre são necessárias após a orquidectomia, mas podem ser uma boa opção para homens que estão preocupados com a aparência do escroto ou que estão passando por sofrimento psicológico em decorrência do diagnóstico de câncer.
Se você está pensando em substituir os testículos, é importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios desse procedimento.