casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer testicular

O que é um teste de espessura da íntima-média da carótida (CIMT)?

Teste de espessura médio-intimal da carótida (CIMT)

O teste de espessura íntima-média da carótida (CIMT) é um ultrassom das artérias carótidas, localizadas em cada lado do pescoço. Mede a espessura do revestimento interno (íntima) e da camada intermediária (mídia) das artérias carótidas. Uma íntima-média espessa pode ser um sinal precoce de aterosclerose ou endurecimento das artérias.

Por que é realizado um teste CIMT?

Um teste CIMT pode ser realizado para:

* Triagem para aterosclerose
* Avalie o risco de um indivíduo para eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral
* Monitorar a progressão da aterosclerose
* Avaliar a eficácia do tratamento para aterosclerose

Como é realizado um teste CIMT?

Um teste CIMT é realizado por um técnico de ultrassom. Você será solicitado a deitar-se de costas com a cabeça virada para o lado. O técnico usará um pequeno transdutor de ultrassom portátil para escanear as artérias carótidas em ambos os lados do pescoço. O transdutor emite ondas sonoras de alta frequência que ricocheteiam nas paredes das artérias, criando uma imagem das artérias em um monitor. A espessura da íntima e da média é medida em vários pontos ao longo das artérias carótidas.

O que acontece depois de um teste CIMT?

Você pode sentir algum desconforto durante o teste CIMT, como pressão ou hematomas no pescoço. No entanto, o teste é geralmente seguro e não há complicações conhecidas.

Os resultados do seu teste CIMT serão enviados ao seu médico. Seu médico revisará os resultados e os discutirá com você. Se o teste mostrar que você tem uma camada íntima média espessa, seu médico poderá recomendar mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, para reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame.