casa | | Informação em Saúde > | câncer | O câncer de estômago
Qual é o efeito do estômago?
O estômago secreta suco gástrico, que ajuda a digerir os alimentos. O suco gástrico é um líquido límpido e incolor produzido pelo estômago. Contém ácido clorídrico, pepsina e muco. O ácido clorídrico mata bactérias e ajuda a quebrar as proteínas. A pepsina é uma enzima que decompõe as proteínas em moléculas menores. O muco protege o revestimento do estômago do ácido clorídrico.
O suco gástrico é produzido em resposta à presença de alimento no estômago. Quando o alimento entra no estômago, estimula a liberação de gastrina, um hormônio que faz com que o estômago produza suco gástrico. O suco gástrico também é produzido em resposta à presença do peptídeo liberador de gastrina (GRP), um hormônio produzido pelo intestino delgado.
O estômago também agita os alimentos, o que ajuda a misturá-los com o suco gástrico. O estômago agita os alimentos contraindo e relaxando os músculos. Essa ação ajuda a quebrar os alimentos em pedaços menores e misturá-los com o suco gástrico. Bater também ajuda a mover os alimentos através do estômago e para o intestino delgado.
O estômago esvazia seu conteúdo no intestino delgado. O estômago esvazia seu conteúdo no intestino delgado por meio de um processo denominado peristaltismo. O peristaltismo é uma série de contrações musculares involuntárias que movem os alimentos através do trato digestivo. O peristaltismo é desencadeado pela presença de comida no estômago.
O estômago leva várias horas para esvaziar seu conteúdo no intestino delgado. O tempo que o estômago leva para esvaziar depende do tipo de alimento consumido. Alimentos gordurosos demoram mais para digerir do que carboidratos ou proteínas.
O estômago desempenha um papel vital no processo digestivo. Ele secreta suco gástrico, agita os alimentos e esvazia seu conteúdo no intestino delgado. Esses processos ajudam a decompor os alimentos e a prepará-los para absorção no intestino delgado.