casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | O câncer de estômago

Quais são os principais órgãos do trato gastrointestinal?

O trato gastrointestinal (GI) é o sistema de órgãos responsável pela digestão e absorção dos alimentos, bem como pela remoção de resíduos. O trato GI consiste na boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.

Boca: A boca é a primeira parte do trato gastrointestinal. É aqui que os alimentos são decompostos mecanicamente pela mastigação e onde a saliva começa a decompor quimicamente os carboidratos.

Esôfago: O esôfago é um tubo estreito e muscular que conecta a boca ao estômago. É revestido por membranas mucosas que ajudam a protegê-lo do conteúdo ácido do estômago.

Estômago: O estômago é um órgão em forma de J que serve para decompor ainda mais os alimentos mecanicamente e quimicamente. O estômago secreta suco gástrico, que contém ácido clorídrico e pepsina, uma enzima que digere proteínas.

Intestino delgado: O intestino delgado é um tubo longo e enrolado responsável pela maior parte da absorção dos nutrientes dos alimentos. O intestino delgado é revestido por vilosidades, que são pequenas projeções em forma de dedo que aumentam a área de superfície para absorção.

Intestino Grosso: O intestino grosso é um tubo mais curto e largo responsável pela absorção de água e eletrólitos dos alimentos. O intestino grosso também abriga bactérias benéficas que ajudam a decompor os alimentos e a produzir vitaminas.

O trato gastrointestinal é um sistema importante e essencial para a vida. Ele permite que o corpo obtenha os nutrientes de que necessita dos alimentos e remova os resíduos da digestão.