casa | | Informação em Saúde > | câncer | O câncer de estômago
Como é tratado o câncer do intestino?
O tratamento do câncer intestinal, também conhecido como câncer colorretal, depende de vários fatores, como o estágio e a localização do câncer, a saúde geral do paciente e as preferências pessoais. Aqui estão algumas abordagens comuns de tratamento para câncer intestinal:
1. Cirurgia: -
Excisão local: Nos cânceres em estágio inicial, onde o tumor está confinado a uma pequena área, a excisão local pode ser realizada. Isto envolve a remoção cirúrgica do tumor e de uma pequena margem de tecido saudável ao seu redor.
-
Ressecção Segmentar: Quando uma porção maior do intestino é afetada, é feita uma ressecção segmentar. O segmento afetado do intestino é removido e as extremidades saudáveis são reconectadas.
-
Colectomia: Nos casos em que grande parte do cólon ou reto é afetada, pode ser necessária uma colectomia. Isso envolve a remoção da parte afetada do cólon ou reto e a criação de uma nova conexão para a passagem dos resíduos.
-
Ostomia: Em certas situações, pode ser necessária uma ostomia. Isso envolve a criação cirúrgica de uma abertura no abdômen (colostomia) ou na lateral do reto (ileostomia) para permitir que os resíduos desviem do segmento afetado do intestino.
2. Quimioterapia: A quimioterapia usa medicamentos para matar ou retardar o crescimento das células cancerígenas. Pode ser administrado por via oral (em forma de comprimido), por via intravenosa (através de uma veia) ou ambos. A quimioterapia pode ser administrada antes da cirurgia para reduzir o tumor, após a cirurgia para matar quaisquer células cancerosas remanescentes ou como tratamento primário para o câncer avançado.
3. Radioterapia: A radioterapia utiliza raios X de alta energia ou outras formas de radiação para matar ou danificar as células cancerígenas. Pode ser administrado externamente (de fora do corpo) ou internamente (através de implantes radioativos). A radioterapia é frequentemente usada antes ou depois da cirurgia para melhorar os resultados do tratamento.
4. Terapia direcionada: A terapia direcionada utiliza medicamentos que visam especificamente moléculas ou proteínas envolvidas no crescimento e sobrevivência das células cancerígenas. Para o câncer intestinal, as terapias direcionadas podem incluir medicamentos direcionados ao receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), ao fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) ou outras vias.
5. Imunoterapia: A imunoterapia ajuda a estimular o sistema imunológico do corpo para combater o câncer. Isto pode ser conseguido através de vários métodos, tais como inibidores de checkpoint, terapia celular adotiva ou vacinas contra o câncer. A imunoterapia pode ser uma opção para certos pacientes com câncer intestinal avançado.
6. Cuidados Paliativos: Para o câncer intestinal avançado ou metastático, o foco do tratamento pode mudar para a paliação, que visa aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e controlar as complicações sem necessariamente curar o câncer. Isso pode incluir controle da dor, terapias de suporte e intervenções para aliviar sintomas como obstrução intestinal ou sangramento.
7. Terapias Combinadas: Em muitos casos, uma combinação de modalidades de tratamento pode ser usada para alcançar os melhores resultados possíveis. Por exemplo, a cirurgia pode ser seguida de quimioterapia e/ou radioterapia, ou a terapia direcionada pode ser combinada com imunoterapia.
O plano de tratamento específico para o câncer intestinal é determinado por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo cirurgiões, oncologistas, oncologistas de radiação e outros especialistas, com base nas avaliações individuais do paciente, nas características do tumor e no estágio da doença.