casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer de pele
Quais são os resultados anormais de uma biópsia de pele?
Os resultados anormais de uma biópsia de pele podem incluir: *
Acantose: Espessamento da epiderme, a camada mais externa da pele. Isto pode ser um sinal de várias condições, incluindo eczema, psoríase e certos tipos de câncer.
*
Atipia: Alterações anormais nas células da epiderme. Isso pode ser um sinal de condições pré-cancerosas ou cancerosas.
*
Displasia: Forma mais grave de atipia, em que as células da epiderme apresentam alterações significativas em seu tamanho, forma e organização. Muitas vezes, isso é um sinal de condições pré-cancerosas.
*
Hiperqueratose: Espessamento da camada mais externa da epiderme, o estrato córneo. Isto pode ser um sinal de várias condições, incluindo eczema, psoríase e certos tipos de câncer.
*
Paraqueratose: A presença de células no estrato córneo que não amadureceram completamente e ainda contêm núcleos. Isto pode ser um sinal de várias condições, incluindo eczema, psoríase e certos tipos de câncer.
*
Espongiose: Aparência esponjosa da epiderme, causada pelo acúmulo de líquido entre as células. Isto pode ser um sinal de várias condições, incluindo eczema, psoríase e certos tipos de infecções.
*
Ulceração: Uma ruptura na pele que se estende até a derme, a camada de pele abaixo da epiderme. Isso pode ser um sinal de várias condições, incluindo infecções, traumas e certos tipos de câncer.
*
Vasculite: Inflamação dos vasos sanguíneos da pele. Isso pode ser um sinal de várias condições, incluindo doenças autoimunes, infecções e certos tipos de câncer.
Os resultados anormais específicos de uma biópsia de pele dependerão da condição subjacente. O seu médico interpretará os resultados da sua biópsia e os discutirá detalhadamente com você.