casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de pele

O que causa a infecção fúngica da pele?

As infecções fúngicas da pele, também conhecidas como dermatofitose ou micose, são causadas por um grupo de fungos chamados dermatófitos. Esses fungos prosperam em ambientes quentes e úmidos e podem se espalhar através do contato direto com uma pessoa ou animal infectado, contato com objetos contaminados ou através do solo. Algumas causas comuns de infecções fúngicas da pele incluem:

Tinea Capitis (micose do couro cabeludo): Esta é uma infecção fúngica contagiosa que afeta o couro cabeludo. É comumente transmitido através do contato direto com uma pessoa infectada ou pelo compartilhamento de itens pessoais, como pentes, escovas ou chapéus.

Tinea Corporis (micose do corpo): Este tipo de infecção fúngica aparece na pele do corpo, geralmente como manchas circulares, vermelhas e com coceira, com bordas elevadas. Pode ser transmitido pelo contato direto com uma pessoa infectada ou pelo contato com objetos contaminados, como roupas ou toalhas.

Tinea Cruris (Jock Itch): Esta infecção fúngica afeta a virilha e a parte interna da coxa. É comum em atletas e indivíduos que praticam atividades físicas que provocam sudorese. Jock itch é transmitido através do contato direto pele a pele ou pelo contato com roupas ou superfícies contaminadas.

Tinea Pedis (pé de atleta): O pé de atleta é uma infecção fúngica que afeta os pés, principalmente entre os dedos. Muitas vezes é causada por andar descalço em áreas úmidas ou contaminadas, como piscinas, vestiários ou chuveiros públicos.

Tinea Unguium (Onicomicose): Esta infecção fúngica afeta as unhas, tornando-as espessas, descoloridas e quebradiças. A onicomicose é comumente causada por dermatófitos e pode se espalhar por contato direto ou ao andar descalço em áreas contaminadas.

Infecções de pele por Candida: Candida é um tipo de levedura que pode causar infecções de pele, especialmente em áreas do corpo quentes, úmidas e com dobras de pele, como axilas, virilha e sob os seios. As infecções por Candida podem ser transmitidas por contato direto ou por contato com objetos contaminados.

Os fatores que aumentam o risco de desenvolver infecções fúngicas da pele incluem:

- Exposição prolongada a ambientes quentes e úmidos
- Sistema imunológico comprometido
- Diabetes
- Lesões ou traumas na pele
- Usar roupas justas
- Compartilhando itens pessoais
- Contato com animais infectados

Praticar uma boa higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar o contacto com indivíduos ou animais infectados, manter a pele seca e não partilhar objectos pessoais, pode ajudar a prevenir a propagação de infecções fúngicas da pele. Se você suspeitar que tem uma infecção fúngica na pele, é importante consultar um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.