casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer de pele
Comer comida queimada pode causar câncer?
Embora existam algumas evidências que sugerem que comer alimentos queimados pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de cancro, a investigação nesta área é limitada e inconclusiva. Alimentos queimados contêm compostos chamados aminas heterocíclicas (HCAs) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), que demonstraram ser mutagênicos e cancerígenos em estudos com animais. No entanto, a quantidade de HCAs e PAHs nos alimentos queimados varia dependendo do tipo de alimento, do método de cozimento e do grau de queima.
Em 2018, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificou os HCAs e os PAHs como "provavelmente cancerígenos para humanos" com base em evidências suficientes em estudos em animais e evidências limitadas em humanos. No entanto, é importante notar que estes estudos envolveram níveis elevados de exposição a HCA e PAH, e não está claro se os mesmos riscos se aplicam aos níveis mais baixos destes compostos encontrados em alimentos queimados.
No geral, as evidências atuais sugerem que é improvável que comer alimentos queimados ocasionalmente represente um risco significativo à saúde. Porém, recomenda-se minimizar o consumo de alimentos queimados como medida de precaução, principalmente para alimentos que são cozidos em altas temperaturas por muito tempo. Além disso, é importante seguir práticas culinárias seguras, como cozinhar os alimentos em temperaturas adequadas e evitar carbonizar ou queimar.