casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de pele

Por que o câncer de pele é mais comum em pessoas com pele clara?

Existem vários motivos pelos quais o câncer de pele é mais comum em pessoas de pele clara:

1. Proteção da Melanina:A melanina é um pigmento que dá cor à pele. Atua como um protetor solar natural, absorvendo a radiação ultravioleta (UV) do sol. Pessoas com pele clara têm menos melanina em comparação com aquelas com tons de pele mais escuros, tornando-as mais suscetíveis aos danos UV.

2. Sensibilidade ao Sol:Indivíduos de pele clara são mais sensíveis à luz solar e queimam-se facilmente. As queimaduras solares, especialmente se forem graves e frequentes, podem aumentar o risco de desenvolver câncer de pele.

3. Fatores Genéticos:A genética desempenha um papel no desenvolvimento do câncer de pele. Algumas pessoas de pele clara podem ter mutações genéticas que as tornam mais propensas ao cancro da pele, tais como mutações em genes envolvidos nos mecanismos de reparação do ADN.

4. Exposição cumulativa ao sol:Pessoas de pele clara que têm histórico de exposição excessiva ao sol ao longo da vida, seja em atividades ao ar livre, trabalho ou bronzeamento recreativo, correm maior risco de desenvolver câncer de pele. Isso ocorre porque os danos UV se acumulam com o tempo.

5. Cor dos olhos e cabelos:Indivíduos com pele clara, olhos claros (azuis, verdes, castanhos) e cabelos ruivos ou loiros tendem a ter menos melanina e têm maior probabilidade de ter predisposição genética ao câncer de pele.

6. Produção reduzida de vitamina D:Embora a exposição solar seja necessária para a produção de vitamina D, a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada pode aumentar o risco de câncer de pele. Pessoas de pele clara podem precisar de menos exposição ao sol para produzir vitamina D suficiente em comparação com aquelas com tons de pele mais escuros.

É importante que todos, independentemente do tom de pele, pratiquem medidas de segurança solar para reduzir o risco de câncer de pele, incluindo o uso regular de protetor solar, evitando horários de pico de sol, usando roupas e chapéus protetores e buscando sombra ao ar livre. A detecção precoce e exames regulares da pele por um dermatologista também são cruciais para detectar o câncer de pele em um estágio inicial e tratável.