casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer de pele
O que afeta o eczema?
O eczema, também conhecido como dermatite atópica, é uma doença crônica da pele que causa pele seca, com coceira e inflamada. Pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças. Embora a causa exata do eczema seja desconhecida, vários fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento e surtos, incluindo:
Genética:Acredita-se que o eczema tenha um componente genético e geralmente ocorre em famílias. Pessoas com histórico familiar de eczema, asma ou febre do feno têm maior probabilidade de desenvolver a doença.
Sistema imunológico:O eczema está associado a um sistema imunológico hiperativo. Quando o sistema imunológico entra em contato com certos gatilhos (alérgenos), ele produz anticorpos chamados imunoglobulinas (IgE) que se ligam a células chamadas mastócitos. Esses mastócitos liberam substâncias químicas inflamatórias, como a histamina, que levam aos sintomas do eczema.
Gatilhos Ambientais:Certos fatores ambientais podem desencadear ou piorar o eczema, como:
Ácaros:Essas criaturas microscópicas são encontradas na poeira e podem causar reações alérgicas.
Pólen:O pólen de árvores, gramíneas e ervas daninhas pode desencadear eczema em pessoas com alergia ao pólen.
Pêlos de animais de estimação:Os flocos de pele e a saliva dos animais de estimação podem causar reações alérgicas em algumas pessoas com eczema.
Mofo:Os esporos de mofo podem desencadear eczema em algumas pessoas, especialmente aquelas com alergia a mofo.
Alergias alimentares:Certos alimentos, como leite, ovos, trigo, soja e nozes, podem desencadear eczema em algumas pessoas.
Irritantes:As substâncias que podem irritar a pele e piorar o eczema incluem sabonetes, detergentes, perfumes e certos tecidos (como lã).
Pele seca:A pele seca pode piorar o eczema, pois permite que irritantes e alérgenos penetrem na pele com mais facilidade.
Estresse:O estresse pode piorar os sintomas do eczema em algumas pessoas.
Alterações hormonais:O eczema pode ser desencadeado ou agravado por alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez ou a menopausa.
Estes são apenas alguns dos fatores comuns que podem contribuir para o eczema. É importante trabalhar com um profissional de saúde para identificar seus gatilhos e desenvolver um plano de manejo para reduzir os surtos e melhorar a saúde da pele.