Todas as pessoas estão em um certo risco para o melanoma , mas esta possibilidade aumenta com o aumento da exposição ao sol ea presença de toupeiras. Um tipo de pele e história familiar também pode aumentar o risco de melanoma. Melanoma do couro cabeludo é considerado um tipo oculto de câncer, como a lesão não podem ser vistos com facilidade e também é difícil de analisar . Os sintomas não se desenvolvem até que o câncer avançou e, portanto, quase fatal. Por isso, é importante inspecionar o couro cabeludo em intervalos regulares para detectar quaisquer sinais incomuns.
Lesões ABCD Detecção Método
melanoma siga o que é chamado o ABCD do melanoma detecção . A lesão é assimétrica , Border é irregular, variação de cor é o presente eo diâmetro é de mais de 6 mm. O sinal definitivo é qualquer área pigmentada que acaba de chegar ou mudado na aparência, ou que começou a sangrar ou tornar-se ulcerada .
Prognóstico
Um recente estudo conduzido pelo Dr. Nancy Thomas e outros pesquisadores associados aos Arquivos de Dermatologia concluiu que o melanoma do couro cabeludo e pescoço é mais mortal do que o melanoma em outras partes do corpo. Aqueles com este locais específicos de melanoma eram quase duas vezes mais probabilidade de morrer dentro de cinco anos, como outros que têm uma lesão no braço, perna ou outros locais.
Diagnóstico e tratamentos comuns
O diagnóstico geralmente é feito através de biópsia. Este procedimento requer a remoção da lesão e uma porção do tecido circundante para investigação laboratorial .
O tratamento depende da fase em que é detectada a doença . Se a doença for detectada nos estágios iniciais , o prognóstico é excelente. O câncer de pele devido à exposição ao sol é tratado pelo resurfacing a laser ou a aplicação de Efudex creme. Este tipo de câncer também pode ser tratada com ácido tricloroacético (TCA ) cascas de pele , um peeling químico de grau médico conhecido por ser seguro o suficiente para uso doméstico.
Tratamento para casos graves
Para casos mais graves, a lesão é removido cirurgicamente e recuperação pode ser total. Se a lesão é mais espessa e existe a possibilidade de que outros órgãos pode ser infectado ou em risco , então é necessário um procedimento de tratamento mais elaborada , que envolve o exame físico , a imagiologia e investigações de laboratório detalhados . Se não houver nenhum sintoma de metástase (a expansão do cancro para outros locais distantes ) , então a cirurgia consiste em excisão do tumor e ainda a remoção dos nodos linfáticos na área do pescoço , que pode estar em risco . Em estágios avançados de melanoma , a quimioterapia é utilizada sob a forma de injecções de drogas ou para destruir as células cancerosas . As últimas etapas ditar o uso de terapia biológica e radiação.