carcinoma de células escamosas se desenvolve a partir de células de profundidade dentro da epiderme , chamadas de células escamosas . O DNA dentro destas células pode ser danificada por exposição à radiação ultravioleta , fazendo com que se reproduzem de forma anormal . Em vez do padrão normal de morte celular e formação de novas células , as células escamosas danificadas crescer fora de controle .
Efeitos
As lesões causadas por carcinoma de células escamosas quase sempre ocorrem na pele exposta ao sol, mas, ocasionalmente, aparecer em outras partes do corpo, tais como a boca, órgãos genitais e ânus. Os tumores geralmente crescem lentamente e podem passar despercebidos por meses ou anos. Eles podem assumir muitas aparências diferentes , que tornam -se impossíveis de diagnosticar definitivamente sem uma biópsia. As lesões são geralmente indolor, mas pode coçar .
Identificação
carcinoma de células escamosas pode ser suspeitado com base na aparência de uma lesão na pele , mas o O diagnóstico deve ser confirmado com uma biópsia. Biópsias " Shave " são normalmente realizados para testar essa condição. Para executar uma biópsia de barbear , o médico utiliza um bisturi para cortar uma camada muito fina do crescimento . A amostra de tecido é então enviada para um patologista para exame microscópico .
Considerações
Quase todos os casos de carcinoma de células escamosas são causadas pela exposição à luz solar ou bronzeamento luzes. No entanto , o risco de desenvolver a doença é maior em algumas pessoas do que outras , mesmo que tenham sido expostos a mesma quantidade de radiação UV . Aqueles que estão em maior risco são homens, pessoas de pele clara ( especialmente aqueles que são de descendência do norte da Europa ), as pessoas que têm um sistema imunológico prejudicado e fumantes . Certas doenças também podem aumentar o risco de desenvolver carcinoma de células escamosas , e incluem condições inflamatórias da pele , como a psoríase e xeroderma pigmentoso , uma doença genética rara que causa sensibilidade severa à luz solar.
Prevenção /solução
a medida mais importante que você pode tomar para evitar o carcinoma espinocelular é evitar a exposição excessiva à radiação UV através do uso de protetor solar e evitar luzes de bronzeamento. O tratamento para o carcinoma de células escamosas geralmente consiste na remoção da lesão, ou por congelamento , a excisão ou terapia laser. Em alguns casos , a radiação ou cremes que contenham agentes quimioterápicos são usados para tratar o carcinoma de células escamosas em áreas onde a cicatriz é de preocupação. Embora o carcinoma de células raras, escamosas às vezes pode se espalhar e necessitam de tratamento adicional.