casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Tratamento por radiações

Como funciona a radioterapia?

A radioterapia, também conhecida como radioterapia, é um tipo de tratamento contra o câncer que utiliza raios X de alta energia ou outras formas de radiação para matar as células cancerígenas. Funciona danificando o DNA das células cancerígenas, fazendo com que morram ou parem de se dividir.

Aqui está uma explicação simplificada de como funciona a radioterapia:

1. Radiação ionizante :A radioterapia utiliza radiação ionizante, o que significa que tem energia suficiente para remover elétrons de átomos e moléculas. Quando isso acontece, cria partículas carregadas chamadas íons.

2. Danos no DNA :Quando a radiação ionizante interage com o DNA, pode causar quebras nas cadeias de DNA. Essas quebras podem ser reparadas pelos mecanismos naturais de reparo do DNA da célula. No entanto, se o dano for muito extenso ou se a célula não conseguir reparar o dano, a célula pode morrer.

3. Morte celular :A radioterapia funciona principalmente causando a morte celular. Quando os danos da radiação afetam partes críticas da célula, como o núcleo, a célula pode não conseguir sobreviver e acabará por morrer. Este tipo de morte celular é chamado de apoptose ou morte celular programada.

4. Prevenir a divisão celular :A radiação também pode impedir a divisão das células cancerígenas. As células se reproduzem dividindo-se em duas células-filhas idênticas. Se a radiação danificar o DNA da célula de uma forma que afete a divisão celular, a célula pode não ser capaz de se dividir adequadamente e acabará morrendo.

5. Visando células cancerígenas :A radioterapia visa fornecer altas doses de radiação às células cancerígenas, minimizando os danos às células saudáveis. Para conseguir isso, os feixes de radiação são cuidadosamente moldados e direcionados ao local do tumor usando técnicas modernas de radioterapia, como radioterapia conformada 3D (3D-CRT), radioterapia de intensidade modulada (IMRT) e terapia de arco modulado volumétrico (VMAT).

6. Curso de tratamento :A radioterapia geralmente é administrada em múltiplas sessões durante um período de várias semanas. Ao dividir a dose total em frações menores, as células saudáveis ​​têm tempo para reparar e recuperar, reduzindo o risco de efeitos secundários. O plano de tratamento específico, incluindo a dose de radiação, número de sessões e outros detalhes, é determinado pelo tipo de câncer, localização do tumor e fatores individuais do paciente.

7. Sensibilidade à radiação :Diferentes tipos de células cancerígenas e células saudáveis ​​têm sensibilidade variável à radiação. Algumas células cancerígenas são mais radiossensíveis, o que significa que são mais facilmente danificadas pela radiação, enquanto outras são mais radiorresistentes. A eficácia da radioterapia depende da radiossensibilidade das células cancerígenas.

É importante observar que a radioterapia deve ser cuidadosamente planejada e administrada por oncologistas e físicos médicos qualificados para garantir precisão, eficácia e segurança durante o tratamento.