casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Tratamento por radiações

O que o departamento de radiologia faz?

1. Diagnóstico por imagem:

- Raios X: Os departamentos de radiologia usam máquinas de raios X para capturar imagens de ossos, órgãos e tecidos moles. Os raios X são amplamente utilizados para diagnosticar fraturas, problemas articulares, pneumonia e problemas dentários.

- Tomografia computadorizada (TC): As tomografias computadorizadas combinam vários raios X tirados de diferentes ângulos para criar imagens transversais detalhadas das estruturas do corpo. Eles são usados ​​para diagnosticar lesões internas, tumores e anormalidades em órgãos.

- Imagem por ressonância magnética (MRI): A ressonância magnética utiliza ímãs poderosos e ondas de rádio para produzir imagens de alta resolução de órgãos e tecidos. As ressonâncias magnéticas são particularmente valiosas no diagnóstico de lesões de tecidos moles, anomalias cerebrais e problemas na medula espinhal.

- Ultrassom: Os departamentos de radiologia usam tecnologia de ultrassom para gerar imagens em tempo real de órgãos e do fluxo sanguíneo. O ultrassom é frequentemente usado para examinar gestações, órgãos abdominais e vasos sanguíneos.

2. Radiologia Intervencionista:

- Radiologistas intervencionistas realizam procedimentos minimamente invasivos usando orientação por imagem. Esses procedimentos incluem:
- Angiografia: Imagens de raios X de vasos sanguíneos para diagnosticar e tratar doenças como bloqueios ou aneurismas.
- Embolização: Injetar material para bloquear vasos sanguíneos ou artérias anormais.
- Stent: Inserir um pequeno tubo de malha para manter os vasos sanguíneos abertos.
- Biópsias guiadas por imagem: Usando técnicas de imagem para guiar uma agulha para amostragem de tecido.

3. Oncologia de radiação:

- Esta subespecialidade envolve o uso de radioterapia para tratar o câncer. Os oncologistas de radiação usam imagens precisas para atingir tumores, minimizando os danos ao tecido saudável circundante. Isso pode incluir radiação externa ou radioterapia interna (como braquiterapia).

4. Medicina Nuclear:

- A medicina nuclear combina substâncias radioativas e técnicas de imagem para avaliar a função dos órgãos e identificar vários problemas de saúde. Por exemplo:
- Varreduras ósseas: Detectar anormalidades ósseas, como fraturas ou tumores.
- Imagem de perfusão miocárdica (MPI): Avaliando o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.
- Varreduras PET (tomografia por emissão de pósitrons): Combina traçadores radioativos com tomografia computadorizada ou ressonância magnética para avaliar a atividade metabólica no corpo.

5. Interpretação da imagem:

- Os radiologistas interpretam as imagens diagnósticas obtidas em diversos procedimentos de imagem. Eles fornecem relatórios que auxiliam os profissionais de saúde a fazer diagnósticos precisos e determinar tratamentos apropriados.

6. Garantia de qualidade:

- Os departamentos de radiologia garantem a precisão e segurança dos procedimentos de imagem através de programas de garantia de qualidade. Isto inclui manutenção regular e calibração de equipamentos de imagem, adesão aos protocolos de segurança radiológica e educação contínua para radiologistas e técnicos.