casa | | Informação em Saúde > | câncer | Tratamento por radiações
Estou grávida de 40 dias e fui exposta indiretamente a raios X antes dos 20 porque estava na mesma sala quando meu filho fez uma radiografia de tórax. Isso será prejudicial para a gravidez?
O nível de exposição à radiação que você recebeu devido à exposição indireta enquanto estava na mesma sala durante a radiografia de tórax de seu filho é normalmente considerado baixo e provavelmente não causará nenhum dano significativo à sua gravidez.
Os raios X usam radiação ionizante, que pode ser prejudicial às células, incluindo as células fetais em desenvolvimento. No entanto, a quantidade de radiação espalhada ou vazada durante procedimentos de imagens médicas, como raios X, é geralmente pequena e rigorosamente controlada dentro de limites seguros. Para a proteção dos pacientes e dos profissionais de saúde, as doses de radiação para estudos de diagnóstico por imagem são regulamentadas e otimizadas para fornecer as informações necessárias e, ao mesmo tempo, minimizar a exposição. Porém, a segurança depende da distância da fonte e da proteção contra a radiação espalhada.
Portanto, é improvável que a exposição indirecta que sofreu resultasse numa dose de radiação suficientemente elevada para causar efeitos adversos na sua gravidez. No entanto, para sua tranquilidade, você pode discutir suas preocupações com seu médico, de preferência um profissional médico especializado em cuidados pré-natais, que possa avaliar sua situação individual e fornecer orientações personalizadas.