casa | | Informação em Saúde > | câncer | Tratamento por radiações
O que são raios X?
Os raios X, ou radiação X, são uma forma de radiação eletromagnética, assim como a luz visível, a luz ultravioleta, a radiação infravermelha e as ondas de rádio. Os raios X, no entanto, têm comprimentos de onda muito mais curtos que a luz visível e, portanto, têm energia mais elevada. Eles são produzidos quando elétrons de alta energia são desacelerados ou parados rapidamente por metais pesados, como chumbo ou tungstênio, e são usados em imagens médicas e em muitas outras aplicações, como segurança e inspeção industrial.
Propriedades dos raios X: -
Poder penetrante :Os raios X podem penetrar em muitos objetos, incluindo tecidos humanos, mas são absorvidos por materiais densos, como ossos e metal.
-
Radiação ionizante :Os raios X podem ionizar átomos e moléculas, o que significa que podem eliminar elétrons dos átomos, criando radicais livres.
-
Efeitos biológicos :Os raios X podem danificar tecidos vivos, causando morte celular, câncer e outros problemas de saúde.
-
Alta energia :Os raios X possuem fótons de alta energia capazes de penetrar objetos opacos e podem até ionizar átomos e moléculas.
-
Comprimento de onda curto :Os raios X têm um comprimento de onda de 0,01 a 10 nanômetros, que é mais curto que a radiação ultravioleta, mas mais longo que a radiação gama.
-
Produção :Os raios X são produzidos quando elétrons energéticos são repentinamente parados em um material (tubo de raios X) ou pelo decaimento de alguns tipos de núcleos radioativos.
Os raios X são comumente usados em imagens médicas porque podem passar pelo corpo e produzir imagens de ossos e outras estruturas densas. Eles também são usados em scanners de segurança, onde podem revelar objetos escondidos sob as roupas ou na bagagem.
Os raios X são uma ferramenta poderosa, mas devem ser usados com cuidado devido ao seu potencial para causar danos aos tecidos vivos.