casa | | Informação em Saúde > | câncer | Tratamento por radiações
Por que os raios X não são difratados por redes de difração ou filmes finos?
Os raios X são uma forma de radiação eletromagnética, assim como a luz visível, mas com comprimento de onda muito mais curto. O comprimento de onda dos raios X está normalmente entre 0,01 e 10 nanômetros, enquanto o comprimento de onda da luz visível está entre 400 e 700 nanômetros.
A difração é a propagação de uma onda quando ela passa por uma pequena abertura ou contorna um obstáculo. A quantidade de difração depende do comprimento de onda da onda e do tamanho da abertura ou obstáculo.
Para os raios X, o comprimento de onda é tão curto que eles não são difratados pela maioria dos objetos. As aberturas ou obstáculos precisariam ser extremamente pequenos, da ordem de alguns nanômetros, para difratar os raios X. É por isso que os raios X não são difratados por redes de difração ou filmes finos.
No entanto, os raios X podem ser difratados por cristais. Os cristais têm um arranjo regular de átomos e o espaçamento entre os átomos é da mesma ordem de grandeza que o comprimento de onda dos raios X. Isto significa que os raios X podem ser difratados pelos átomos de um cristal, e esta difração pode ser usada para determinar a estrutura do cristal.