casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Tratamento por radiações

Qual procedimento usa um dispositivo de orientação intracraniano para fornecer radiação em altas doses ao tecido tumoral direcionado com precisão?

O procedimento que utiliza um dispositivo de orientação intracraniano para fornecer alta dose de radiação com precisão ao tecido tumoral é chamado de Radiocirurgia Estereotáxica (SRS). SRS também é conhecida como radioterapia ablativa estereotáxica (SABR).

SRS é uma forma altamente avançada de radioterapia que envolve a aplicação de um feixe precisamente focado de radiação de alta energia a um alvo pequeno e bem definido, como um tumor, ao mesmo tempo que minimiza os danos ao tecido saudável circundante. É comumente usado para tratar tumores pequenos, inoperáveis ​​ou cirurgicamente complexos para erradicá-los ou fornecer controle adicional no pós-operatório.

Para alcançar a máxima precisão, a SRS é frequentemente direcionada usando sistemas de orientação de imagens estereotáxicas combinados com planejamento de tratamento sofisticado e tecnologia computacional. Permite a administração precisa de doses tumoricidas mais elevadas de radiação em menos sessões em comparação com a radioterapia tradicional, minimizando assim o número de tratamentos que o paciente precisa ser submetido.

SRS é usado como uma opção de tratamento não invasivo para tumores em vários locais do cérebro, incluindo aqueles encontrados na base do crânio, regiões cerebrais profundas, perto de estruturas críticas (como o tronco cerebral ou nervos ópticos) e até mesmo tumores espinhais. Devido à sua precisão e à invasividade mínima, o procedimento SRS permite que muitos pacientes sejam tratados ambulatorialmente ou com uma internação hospitalar significativamente reduzida, melhorando a experiência geral do paciente e preservando sua qualidade de vida.