casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Tratamento por radiações

Por que é necessário proteger das radiografias as partes do paciente que não estão sob investigação?

É necessário proteger dos raios X as partes do paciente que não estão sob investigação devido aos efeitos potencialmente nocivos da radiação ionizante. Os raios X, um tipo de radiação ionizante, têm energia suficiente para afastar os elétrons dos átomos, danificando potencialmente moléculas biológicas críticas, como o DNA. Este dano pode levar a vários efeitos adversos, incluindo um risco aumentado de câncer.

Limitar a área de tecido irradiado durante procedimentos de imagens médicas é crucial para a segurança do paciente. A exposição excessiva aos raios X, especialmente em áreas sensíveis, pode aumentar significativamente o risco de resultados adversos para a saúde do paciente. Portanto, a blindagem protege órgãos e tecidos vulneráveis, bloqueando a radiação desnecessária e, ao mesmo tempo, permitindo imagens direcionadas da região de interesse.

Os profissionais de imagens médicas normalmente colocam blindagem de chumbo ou barreiras protetoras equivalentes sobre áreas sensíveis, como órgãos reprodutivos, tireóide e olhos, bem como tecidos circundantes. Isto reduz o risco de exposição à radiação em áreas indesejadas, aumentando assim a segurança do paciente durante procedimentos de diagnóstico. É crucial que os profissionais de saúde sigam protocolos de proteção específicos e garantam que a proteção adequada seja fornecida em todos os exames médicos de raios-X.