casa | | Informação em Saúde > | câncer | Tratamento por radiações
Como o amianto é tratado?
Não existe tratamento eficaz para pessoas que já foram expostas ao amianto. Como os sintomas podem demorar muito para aparecer após a exposição, é importante que as pessoas que trabalham ou moram perto do amianto ou que foram expostas a ele no passado permaneçam vigilantes e agendem exames regulares.
Dependendo da natureza e gravidade do diagnóstico, as opções de tratamento para várias condições relacionadas ao amianto podem incluir:
Asbestose: Para casos leves, controlar os sintomas e proteger os pulmões de maiores danos pode ser o foco principal do tratamento. Isto pode envolver evitar ou minimizar a exposição a quaisquer potenciais irritantes ou alérgenos, manter-se fisicamente ativo, mas parar aos sinais de falta de ar, controlar um peso saudável e evitar fumar. Em casos mais avançados, podem ser recomendadas oxigenoterapia, reabilitação pulmonar e medicamentos para controlar quaisquer complicações.
Câncer de pulmão :O tratamento do câncer de pulmão causado pelo amianto depende do estágio da doença, da saúde geral e das preferências individuais. As opções de tratamento podem variar desde cirurgia e radioterapia até quimioterapia e terapia direcionada, incluindo novos medicamentos direcionados e imunoterapias.
Mesotelioma: Não existe cura definitiva para o mesotelioma. A pedra angular do tratamento é normalmente a remoção cirúrgica do máximo possível do tumor, quando viável. A cirurgia do mesotelioma pode envolver procedimentos extensos, como a pneumonectomia extrapleural, que remove uma grande parte da parede torácica e do pulmão afetado. Terapias adjuvantes, como radiação, quimioterapia ou medicamentos de imunoterapia mais recentes, podem ser usadas para controlar o crescimento do tumor e aliviar os sintomas.
Problemas gastrointestinais :A exposição ao amianto também pode causar câncer gastrointestinal, como câncer de esôfago, estômago ou colorretal. As opções de tratamento para estas condições dependem da localização, estágio e características específicas do câncer e geralmente seguem diretrizes padrão não relacionadas especificamente à exposição ao amianto. Eles podem incluir cirurgia, quimioterapia, radiação, terapia direcionada e cuidados de suporte.