casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Tratamento por radiações

O que é Medicina Nuclear

? Materiais radioativos não são a primeira coisa que se pensa quando se trata do campo da medicina . E ainda, tecnologias médicas têm encontrado uma série de usos para radiação. O campo da medicina nuclear é uma área de especialidade , que trabalha com materiais radioativos. Aqui está mais algumas informações sobre o que a medicina nuclear é e como ele é usado . Identificação

O que distingue a medicina nuclear a partir de outros tipos de medicina é o método utilizado para diagnosticar e tratar doenças. No centro deste método são processos de imagem especializadas que contam com as leis da radioatividade. Em poucas palavras , a radioactividade tem a ver com átomos e moléculas desestabilizadas , ea energia que eles dão off.A desestabilizado átomo é aquele cuja estrutura próton- nêutron - elétron foi interrompido , seja por outro átomo de colisão , ou por um raio de alta potência de luz. Sempre que uma partícula atômica é forçado a sair de seu centro , a energia é dispersa. Esta energia dispersa é o que a medicina nuclear usa para ler, ou acompanhar o que está acontecendo dentro do corpo.
Características

Existem três componentes básicos para as técnicas de imagem usados ​​em medicina nuclear : substâncias radioativas , detectores (câmeras ) e fim computers.In para ver o que está acontecendo, substâncias radioativas são injetadas na área do corpo a ser tratada. Dispositivos de câmera , em seguida, fotografar os padrões de energia que está sendo emitida por substâncias radioactivas . De lá , os computadores compor uma imagem com base nas informações recebidas das câmeras.
Função

medicina nuclear baseia-se nos campos da química , física, medicina, matemática e informática . Outros tipos de processos de imagem , como raios-X ou ressonância magnética , tomografia computadorizada podem fornecer apenas representações anatômicas do corpo. As imagens produzidas por meio de agentes radioactivos revelam estruturas anatómicas , assim como os processos que ocorrem no seu interior . A este respeito , as técnicas de imagiologia nuclear fornecer informações que não poderiam ser obtidas sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos experimentais . O método é utilizado para diagnosticar e tratar doenças , alguns dos quais incluem tumores, aneurismas, distúrbios das células sanguíneas , problemas cardiovasculares e cintilografia óssea .

Tipos

Há dois técnicas gerais de imagem empregados na medicina nuclear. Cada técnica se baseia em diferentes materiais radioativos para a produção de imagem. O primeiro é chamado de PET scan (tomografia por emissão de pósitrons ) . Este método utiliza substâncias radioativas que têm uma vida curta . As imagens produzidas são detalhados, e quando combinadas, fornecem uma representação tridimensional de uma área do corpo , bem como os processos que ocorrem dentro it.The segunda técnica é chamada de um SPECT (tomografia computadorizada por emissão de fóton único ) digitalização. Os agentes radioativos usados ​​neste método têm uma vida útil mais longa, e as imagens produzidas mostram menos detalhes do que o PET scan . No entanto , eles ainda não fornecem informações valiosas sobre os processos que ocorrem dentro do tipo body.The de substância radioativa usada em cada técnica determina a qualidade da imagem. Equipamento mais caro é necessário para produzir o tipo de materiais radioactivos utilizados em PET . Como resultado, os exames de PET são caras , e as instalações que os executam são poucos e distantes entre si , enquanto que SPECT são mais acessíveis e mais acessível.
Considerações

como inovadoras como métodos de medicina nuclear de imagem podem ser, há algumas coisas a considerar quando se decidir sobre a oportunidade ou não de ter um procedimento feito . Materiais radioativos são naturais. Eles são em torno de nós na forma de raios de sol , e eles existem dentro de cada material eo organismo orgânico, incluindo nossos corpos. Técnicas de imagem nuclear condensar e comprimir a energia contida dentro destes materiais e encaminhá-los dentro do corpo.O relatou riscos em se submeter estes procedimentos são mínimas. Como a medicina nuclear já existe há mais de cinco décadas , não há efeitos a longo prazo documentados . Foram observados incidentes de reações alérgicas , porém estes são raros. Informe seu médico sobre quaisquer problemas médicos que você tem, bem como qualquer história médica familiar. E como com qualquer outro tipo de exame de imagem , as mulheres que estão grávidas , suspeito que eles podem estar grávidas ou que estão amamentando não devem ser submetidos a procedimentos de imagem nucleares.