A fadiga é um efeito colateral comum da radioterapia, a sua gravidade , dependendo do indivíduo . Nem todo paciente vai sentir cansaço, mas aqueles que podem sentir-se cansado por até 12 meses após o final do tratamento de radiação, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer . Dormir um total de oito horas por noite , bem como o exercício regular , pode gerenciar essa condição.
Terapia imune Problemas
radiação é conhecida a baixar célula sanguínea de uma pessoa branca contar . Os glóbulos brancos ajudam a combater infecções e prevenir o sangramento , então uma mudança na contagem de células podem afetar o sistema imunológico de uma pessoa. Os médicos vão acompanhar de perto contagem de células brancas do sangue de um paciente durante o tratamento de radiação. Se a contagem cai muito baixa , a radiação pode ser adiada até que o número rebotes .
Alterações cutâneas
Pacientes submetidos à radioterapia podem sentir a pele seca ou descamação. Em casos graves , a pele pode formar bolhas e tornam-se susceptíveis à infecção . A terapia de radiação deixa a pele muito sensível ao sol. Os pacientes não devem tomar banho de sol por pelo menos 12 meses após a terapia ter terminado.
Perda de cabelo
terapia de radiação pode danificar as células das raízes do cabelo. O Instituto Nacional do Cancro observa que a perda de cabelo pode ocorrer dentro de duas a três semanas após o primeiro tratamento . No entanto , o cabelo só será perdida nas áreas que estão sendo tratados por radiação. Se a caixa está a ser tratado , por exemplo , um paciente não perde o cabelo do head.Radiation é menos previsível do que a quimioterapia , o que faz com que só a perda de cabelo temporária . Quando a radiação é administrada em doses baixas , a perda de cabelo é muitas vezes temporária . No entanto , um médico não pode garantir o crescimento de cabelo após o tratamento de radiação , como a reação de cada paciente é único.
Sex and Fertility Problemas
radiação pode afetar o desejo sexual de uma pessoa , bem como a capacidade de se reproduzirem. Durante a radioterapia , as mulheres podem sentir dor durante o sexo e desejo reduzido para ele. Os primeiros sintomas da menopausa também pode ocorrer , apesar de poderem ser temporária , em função da quantidade de radiação que é utilizado . Radiação directa dos ovários aumenta o risco de infertilidade permanente . Os homens também podem ter problemas sexuais durante a terapia de radiação , tais como impotência e danos ao esperma. Em alguns casos, um homem vai ser processado infértil pela radiação .
Problemas digestivos
Quando o estômago, pelve ou abdômen é tratado com radiação , a diarréia pode ocorrer. Comer pequenas refeições ao longo do dia , assim como beber muita água , pode ajudar a combater a diarréia. Náuseas e vômitos podem ocorrer em pacientes que estão recebendo radiação para o cérebro, estômago, intestino delgado ou cólon. Mais uma vez, comer pequenas refeições pode diminuir esta condição. Casos extremos de diarréia , náuseas e vômitos podem justificar um tratamento especial por um médico , a fim de manter o paciente saudável.
Efeitos tardios
pacientes que se submetem a terapia de radiação pode experimentar efeitos secundários que não sejam devidas até anos após o tratamento terminou. Embora os efeitos tardios da radiação são raros, podem ser graves . Estes efeitos secundários incluem catarata , problemas cardíacos, problemas dentários , infertilidade, doença pulmonar , perda de memória e cancer.According com a Clínica Mayo , não há formas conhecidas para prevenir os efeitos tardios da radiação. Os pacientes são aconselhados a relatar quaisquer sintomas incômodos para um médico o mais rápido possível , mesmo que o tratamento com radiação terminou anos antes.