Átomos que carregam uma carga positiva são chamados de prótons , e os médicos podem usar um feixe desses átomos para irradiar tumores. Esses prótons vai lançar a maior parte de sua energia , quando chegar a um tumor , de modo que nenhum dano de radiação no tecido circundante . Em outras palavras , a dose de radiação prescrita pelo médico terá como alvo o tumor maior , reduzindo a quantidade de danos causados ao paciente . Isto permite que o oncologista de radiação tratar um tumor com uma dose maior e minimizar os efeitos secundários indesejados . Esta capacidade é especialmente importante quando o tratamento o crescimento , desenvolvimento e mudança de tecidos em crianças com câncer. Terapia
equipamentos
Proton usa uma máquina chamada um ciclotron ou um síncrotron que gera e depois acelera prótons. Os protões são orientadas para fora do aparelho por magnetos que visam o tumor . Essas máquinas, às vezes chamados de pórticos , bem como, pode girar em torno de pacientes para atingir áreas de difícil acesso . Feixes de prótons pode ser moldado , concentrando -los através de moldes de réplicas do tumor para um tratamento ainda mais eficaz.
A Ciência
Quando prótons passam perto de elétrons , carga positiva dos prótons atrai os elétrons com carga negativa em um processo chamado ionização. Mudanças ocorrem no interior do átomo e da molécula em que existe o átomo. Ionização permite radiação para danificar as moléculas nas células , especialmente o ADN . A alteração do DNA destrói várias funções celulares , mas a função importante quando se trata de tratamento do câncer é a capacidade da célula de se dividir. Enzimas vai tentar reparar o DNA danificado , a radiação faz muito mal e as enzimas falhar. A célula cancerosa tem mais dificuldade em reparar os danos normalmente, e quando os médicos introduzem radiação para o processo , as células cancerosas morrem frequentemente fora . Terapia
Benefícios
Proton é preferível tratamentos de radiação de raios-X tradicionais por várias razões . É mais precisa , deixando o tecido saudável ileso . Isto leva a uma melhor qualidade de vida , já que a dor é removido da equação e os tratamentos são feitos de forma ambulatorial .
Cânceres elegíveis para tratamento
a partir de 2009 , a terapia de prótons está sendo usado para tratar apenas alguns tipos de tumores. As seguintes áreas e tumores foram tratados com terapia de prótons : os pulmões , próstata, cérebro, tumores da coluna vertebral ou vértebras , sarcomas de base de crânio , tumores cerebrais em crianças , tumores da cabeça e pescoço, e melanomas oculares. Os ensaios clínicos estão sendo realizados em outras partes do corpo , muitas com resultados promissores.